A Mercedes-Benz está lançando no Brasil uma nova versão do caminhão extrapesado Actros 2546 6×2. Segundo a diretora de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil¸ Tânia Silvestri, o cavalo-mecânico tem vocação “estradeira”, indicado para longas distâncias em estradas regulares, em bom estado de conservação, nas operações que priorizam o consumo de combustível. Destinado a grandes frotistas, o Actros “estradeiro” proporciona uma economia média de 6% em comparação com a versão “multiuso”, segundo dados da fábrica.
Entre as novidades do modelo, estão o câmbio automatizado Mercedes PowerShift 2 G281 de 12 marchas, com a última marcha direta, e o eixo traseiro sem redução nos cubos. De acordo com a montadora, a última marcha direta significa que não há perda por atrito entre engrenagens na transmissão da rotação do motor para o diferencial, fator fundamental para a redução no consumo.
O Actros rodoviário, na versão Megaspace Segurança, apresenta ainda sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e freio eletrônico com ABS e ASR, além de retarder.
Os dois cavalos-mecânicos Actros, tanto o 2546 6×2 quanto o 2646 6×4 são equipados com motor de 456 cv e, segundo a fábrica, permitem a utilização de diversos tipos de semirreboques, como carga seca aberta, furgão, sider, graneleiros, tanques de líquidos e gases, porta-conteiner e outros. O Actros 2646 6×4 também é utilizado para tracionar muticomposições, como bitrem, bitrenzão e rodotrem.