Mercedes-Benz lança ônibus para transporte de alunos na zona rural

A Mercedes-Benz está lançando o chassi OF 1519 R para transporte de alunos da zona rural. De acordo com a montadora, o novo modelo foi totalmente criado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasi. Concebido especialmente para operação fora-de-estrada, garantindo robustez e resistência nas severas condições das vias não pavimentadas e atendendo aos requisitos do edital do Ônibus Rural Escolar (ORE) do programa “Caminho da Escola”, ação do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação.

9935

As exigências do edital do programa também incluem níveis de conforto e segurança. Para uso em vias não pavimentadas, algumas características exclusivas foram adotadas, como balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior do chassi e da carroçaria) e bloqueio no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados, por exemplo).

9936

O motor atendendo às novas normas de emissão Proconve P7 também era um dos requisitos obrigatórios, por isso a Mercedes adotou sua tecnologia BlueTec 5, vista em sua nova linha de modelos comerciais. Conforme dados da marca, o motor eletrônico OM 924 LA do OF 1519 R oferece potência de 185 cv a 2.200 rpm, com torque de 71,4 kgfm entre 1.200 e 1.600 rpm. A montadora ainda ressalta que uma das vantagens para os clientes é o fato de o trem de força ser totalmente formado por componentes da própria marca.

9937

Entre os equipamentos exclusivos do OF 1519 R, a Mercedes-Benz cita o freio-motor auxiliar Top Brake, que amplia a potência de frenagem e propicia menor consumo de combustível e menor desgaste dos componentes do sistema de freios e dos pneus. Segundo a fábrica, o novo chassi é o único do mercado a vir equipado com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, o que assegura mais estabilidade ao veículo, bem como garante mais conforto aos alunos. Outros itens especiais para a rodagem em estradas não pavimentadas são o eixo traseiro HL-4 reforçado e lonas de freio mais largas para maior eficiência de frenagem.

9938

O novo chassi chega em duas versões: entreeixos de 4,8 metros para ônibus convencional de 9,4 metros de comprimento e 48 assentos (ORE 2) e entreeixos de 6 metros para ônibus convencional de 11 metros com 59 assentos (ORE 3). A Mercedes-Benz ainda ressalta que o OF 1519 R pode ser utilizado em outras atividades do transporte de passageiros fora de estrada, como em mineração, construção pesada, segmentos madeireiro e canavieiro e demais aplicações severas em vias não pavimentadas.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php