A Mercedes-Benz aumenta a linha do Classe A à venda no Brasil com o esportivo topo de linha A 250 Turbo Sport, equipado com motor 2.0 e transmissão automática 7G-DCT de dupla embreagem com sete velocidades. O motor de 1.991 cm³ gera 211 cv e possui torque máximo de 350 Nm entre 1.200 e 4.000 rpm.
A combustão do motor, segundo a fabricante, é baseada na terceira geração da injeção direta da Mercedes-Benz, que utiliza a precisa tecnologia da múltipla injeção piezelétrica. A Mercedes explica que os novos injetores piezo permitem que ocorram até cinco injeções por ciclo de combustão, o que permite reduzir as emissões de material particulado em mais de 90% na fase de aquecimento.
Também para reduzir o consumo e as emissões, o modelo traz sistema start/stop de série, operando com partida direta. A fabricante explica que, quando o motor é desligado, o sistema registra a posição do virabrequim por um sensor para que a unidade de controle saiba a posição de cada um dos pistões. Ao dar novamente a partida, a unidade de controle seleciona o pistão que está melhor posicionado para receber a primeira ignição. Assim que o motor de partida começa a girar o motor, é possível acionar a injeção e ignição no cilindro selecionado e a combustão se inicia imediatamente.
A suspensão do A 250 Turbo Sport possui acerto esportivo desenvolvido pela AMG, totalmente construída em alumínio, com eixo traseiro 4-link e suspensão dianteira do tipo McPherson. O modelo ainda traz direção eletromecânica e diversos itens de segurança, como os sete airbags, freios com sistemas ABS, Adaptive Brake (ABR)¸ assistente de freio (BAS) e EBD; controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), tração eletrônica (ETS), assistente de partida na subida (HSA), priming, brake drying, função HOLD e sistema ATTENTION ASSIST, que detecta a fadiga do condutor.
O Mercedes-Benz A 250 Turbo Sport chega às concessionárias da marca com preço sugerido de R$ 163.500,00.
Ficha técnica
Cilindrada: 1.991 cm³
Cilindros: 4
Potência: 211 cv a 5.500 rpm
Torque: 350 Nm entre 1.200 e 4.000 rpm
Aceleração 0 a 100 km/h: 6,6 s
Velocidade máxima: 240 km/h
Câmbio: Automático, dupla embreagem, 7 marchas
Pneus: 235/40 R18