Extrapesado basculante indicado para o fora de estrada, o Arocs foi desenvolvido por engenheiros do Brasil e já soma mais de 200 unidades comercializadas
A Mercedes-Benz anuncia mais um caminhão para o mercado brasileiro: o extrapesado Arocs 8×4, um modelo basculante destinado às operações fora de estrada, especialmente mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura. O modelo já pode ser adquirido no país e, segundo a fabricante, recebeu mais de 200 reservas na pré-venda, com entrega prevista ainda para este ano.
Sua capacidade técnica é de até 58 toneladas de PBT (peso bruto total) e 150 toneladas de CMT (capacidade máxima de tração), conforme as condições de operação, podendo receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.
O extrapesado é equipado com motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, rendendo 510 cv de potência a 1.800 rpm e 244,7 kgfm de torque a 1.100 rpm. O câmbio é automatizado PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, com três modos: Economy, Standard e Power Off-Road. A Mercedes explica que a caixa de câmbio é reforçada, com engrenagens mais largas, aumentando sua resistência e vida útil. Além disso, ele não possui anéis sincronizadores, o que significa menos demanda de manutenção.
O Arocs conta com conjunto de eixos traseiros Mercedes-Benz HL7 + HD7 com redução nos cubos; embreagem bidisco de 440 mm com torque máximo de até 3.300 Nm; espessura de cada disco de 3 mm; suspensão dianteira com molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas e capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais; barras estabilizadoras no primeiro e no segundo eixos; suspensão traseira com molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura; freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro; e pneus OTR vocacionados para operações fora de estrada e com rodas reforçadas exclusivas.
A fabricante afirma ainda que, atendendo a pedidos dos clientes, o Arocs traz retarder a óleo e tanques de combustível e de ARLA instalados do mesmo lado do caminhão. Aliás, O tanque de combustível tem 400 litros e de ARLA, 25 litros.