Mercedes-Benz lança nova linha Accelo

Novos modelos tem visual novo e mais capacidade de carga

Buscando a renovação de sua linha de caminhões no Brasil, a Mercedes-Benz apresenta os novos modelos da família Accelo de leves e médios.

Para o portfólio 2025, a marca está lançando os modelos 917, 1117 e 1417 6×2. Estes veículos urbanos, que também operam em curtas distâncias rodoviárias intermunicipais e nas zonas rurais, são sucessores de caminhões Mercedes-Benz como o L 608 e o 710, os “Mercedinhos”.

A nova linha Accelo tem mudanças visuais e mais capacidade de carga. Os modelos 917, 1117 e 1417 6×2 passam a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, resultando num ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga. Além disso, o lançamento do 1117 marca a entrada da Mercedes-Benz no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT.

Graças a sua maior capacidade de carga, o novo Accelo 1417 passa a atender um novo nicho. Agora, o veículo pode receber tanques de água e de combustível maiores, de até 10 mil litros.

Motor

O coração dos novos modelos Accelo são o motor Mercedes-Benz OM 924 LA, com potência de 163 cv e torque máximo de 62,2 kgfm, é o mesmo motor que está presente no Atego de 17 toneladas de PBT.

Outra importante novidade da Linha Accelo são as novas transmissões manuais Eaton e automatizadas Mercedes-Benz. O câmbio automatizado MB G 90 PowerShift da 3ª geração, de 6 velocidades é opcional para os modelos 1117 e 1417.

Todos os câmbios vêm, de série, com preparação para tomada de força, com botão no painel, parametrização padrão e chicotes elétricos.

Suspensão e mudanças estruturais

Os eixos e suspensões foram redesenhados para as novas capacidades de carga, as molas dianteiras e traseiras estão mais espessas e ganharam uma resistência cerca de 12% maior. Já as molas traseiras ganharam também uma otimização com a eliminação de alguns pads elásticos, diminuindo assim itens de desgaste.

Os novos amortecedores dianteiros são mais reforçados e foram recalibrados, assim como as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras também foram reforçadas, aumentado o seu diâmetro de 34 para 38 mm.

De acordo com a empresa, o eixo dianteiro VL2 é de nova geração, com rolamento compacto isento de manutenção. O pino do cubo de roda é cilíndrico, em lugar da versão cônica anterior. Essa nova construção garante uma maior capacidade de carga, de 3,6 toneladas (3,2 toneladas no modelo anterior), sendo isenta de manutenção, o que diminui o custo de operação do veículo.

O eixo traseiro R325 mantém a construção em carcaça de aço estampado com porta para o diferencial. A versão para o 1117 teve seus componentes internos da ponteira e cubo de rodas reforçados para o aumento de capacidade de carga técnica para 7,1 toneladas (antes o máximo era de 6,4 toneladas). Vale mencionar que os três modelos Accelo podem ser equipados com bloqueio de diferencial.

O sistema de direção foi recalibrado, com aumento de 15% em sua pressão de trabalho. O objetivo é manter o baixo esforço de esterçamento no volante.

Visual

O novo design reúne detalhes futuristas e clássicos. O Accelo é o primeiro caminhão com uma identidade visual que segue as linhas do novo Actros L e do caminhão elétrico eActros.

O visual é limpo. Já a grade dianteira preta reforça a tradição da marca no Brasil. Assim, os engenheiros da empresa juntaram a atual linha futurista de design da Mercedes-Benz com o detalhes do passado de ícones da marca no Brasil, como os clássicos L 1113 e L 608.

Interior

Além da estética, o novo painel frontal da cabina, a grade dianteira, o parachoque e a saia dianteira trazem menor número de peças, a maioria em material plástico de grande resistência e maleabilidade, resulta em menor peso, se tornando mais resistente.

O parachoque de plástico, com reforço estrutural em aço, é tripartido, a fim de facilitar a manutenção. Além disso, estará disponível em duas versões, bodycolor ou selfcolor.

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