Unidade atua em sinergia com o TRUCKTraining da Daimler Truck na Alemanha, sendo responsável pelas demandas do Brasil e da América Latina

A Mercedes-Benz do Brasil inaugura seu novo Centro de Treinamento para caminhões e ônibus, em Atibaia, no interior de São Paulo, facilitando o acesso (rodoviário e aéreo) aos colaboradores e aos profissionais que participam dos cursos.
As novas e modernas instalações seguem o padrão do TRUCKTraining da Daimler Truck na Alemanha. A estrutura foi concebida e construída especificamente para essa finalidade, unindo as atividades teóricas e práticas em um único ambiente, além de EaD (Ensino a Distância).
Atendimento às demandas do Brasil, América Latina e overseas
Além do Brasil, o centro de treinamento de Atibaia também atua com foco na América Latina e mercados overseas, em sinergia com a matriz da Daimler Truck na Alemanha.
“Em seus 43 anos de atuação, o Centro de Treinamento de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil alcançou o marco histórico de 460 mil participações em seus cursos”, informa Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
“Foram 8.900 participantes em 2024, sendo 4.320 presenciais e 4.580 no formato de EaD. Já registramos também 2.300 alunos no primeiro trimestre deste ano, projetando cerca de 9.500 para todo o ano de 2025”, completa.
600 cursos no portfólio, com 230 em formato EaD
“Nosso portfólio atual conta com mais de 600 cursos, sendo cerca de 230 em formato EaD”, diz Sandro Onofre, gerente sênior de Desenvolvimento da Rede de Concessionários Caminhões e Ônibus & Treinamentos da Mercedes-Benz do Brasil. “Os cursos são oferecidos a profissionais de Vendas e Pós-Venda da Rede de Concessionários e equipes da própria empresa, monitores e motoristas de empresas clientes. Além dos treinamentos presenciais teóricos e práticos, o Centro de Treinamento da Mercedes-Benz do Brasil vem se destacando, nos últimos anos, pelos cursos EaD, que ganharam impulso especialmente durante a pandemia da Covid-19. Foi um trabalho que envolveu mais do que a digitalização dos materiais de treinamento, foi um desenvolvimento de uma nova didática de ensino, impulsionando uma transformação completa dos cursos usando essas novas metodologias bem como a estruturação de uma plataforma online completa”.
Dentre as vantagens da estrutura EaD, estão a flexibilidade nos horários destinados ao aprendizado, otimização do tempo e economia de custos, garantindo a mesma interação com instrutores especializados e uma plataforma digital moderna com um vasto conteúdo de materiais e mídias. “Outro importante benefício é que os concessionários podem inscrever mais profissionais nos cursos, ou seja, podem ampliar o ritmo de capacitação dos seus colaboradores em menos tempo”, comenta Sandro Onofre.
Treinamento presencial e híbrido
A principal vantagem do presencial é a possibilidade de exercitar o aprendizado teórico na prática, tendo a disponibilidade dos recursos materiais, componentes e vários outros itens dos veículos, além do caminhão ou ônibus completo, o que potencializa os ensinamentos e a aprendizagem. O treinamento presencial também permite a rápida solução de dúvidas e questionamentos in loco.
“Por sua vez, o formato híbrido de treinamento, que engloba atividades presenciais e EaD, é uma solução eficiente e de qualidade que deriva da grande transformação pela qual passamos, com ótimas perspectivas de resultados aos participantes. Assim como acontece no presencial, no EaD os participantes também contam com apoio dos nossos instrutores durante todo o ciclo do treinamento”, informa Sandro Onofre. “Este nosso olhar moderno para as metodologias de treinamento já é benchmark para a Daimler Truck. Colegas da China, por exemplo, se interessaram pela experiência no Brasil e aplicaram boas práticas no lançamento de um caminhão Mercedes-Benz no mercado chinês”.
O sistema híbrido combina o ensino presencial com o ensino à distância, proporcionando ao aluno não só a conveniência do EaD, mas toda a efetividade das atividades presenciais.
Novas instalações, unidades volantes e centros homologados
Com área construída de 3.700 m², o Centro de Treinamento de Atibaia conta com oito salas, uma área de treinamento de veículos elétricos e um auditório. A estrutura se destaca por tecnologias digitais, robôs, chatbot, gameficação e em breve também por um simulador de dirigibilidade de caminhões e ônibus, este último em mais uma parceria com o SEST SENAT.
O Centro de Treinamento da Mercedes-Benz do Brasil conta ainda com três Unidades Volantes de Treinamento (caminhões e ônibus), equipados com recursos didáticos e equipamentos técnicos para atividades práticas, como motores e caixas de transmissão. Além disso, alguns cursos se estendem aos CTAs (Centro de Treinamento Autorizado) junto a concessionários da marca em praças estratégicas.
Principais cursos do portfólio
O portfólio de cursos para caminhões e ônibus inclui técnica em diagnóstico, literatura de serviços, sistemas elétricos, gerenciamento de trem de força Euro 6, gerenciamento de freios e suspensões, reparação de transmissões e vários outros.
Especificamente para ônibus elétrico, os cursos abrangem entrega técnica, apresentação técnica e temas ligados a veículos com alta tensão, como conscientização, segurança, manutenção e reparo, padrão de operação e outros.