Mercedes-Benz do Brasil celebra 25 anos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico

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No dia 29 de agosto de 1991, a Mercedes-Benz do Brasil inaugurava, em sua planta de São Bernardo do Campo/SP, o maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) do setor de veículos comerciais fora da Alemanha para caminhões e ônibus da marca Mercedes-Benz. “É uma feliz coincidência comemorarmos os 25 anos do CDT justamente quando a Empresa celebra os seus 60 anos de atividades no País”, afirma Christof Weber, vice-presidente de Desenvolvimento Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil.

A inauguração do CDT significou a consolidação das atividades de desenvolvimento tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, trabalho iniciado em 1963, com a implantação da Engenharia de Produtos, dedicada a caminhões, chassis de ônibus e agregados de veículos comerciais. No ano de 1970, foi criada a área de Engenharia Experimental para veículos, motores e componentes. Com o CDT, em 1991, houve um agrupamento das diversas equipes e a centralização das atividades num mesmo local.

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“Graças à atuação do CDT, somos hoje um dos pólos da rede mundial de desenvolvimento da Daimler Trucks”, destaca Christof Weber. “Estamos no mesmo nível das unidades similares da Daimler na Alemanha, Estados Unidos, Japão e Turquia, realizando trabalhos globais e desenvolvendo projetos que podem ser lançados em outros países. Isso confirma a capacidade brasileira de gerar soluções com alcance mundial”.

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No segmento de ônibus, a Mercedes-Benz do Brasil é o centro mundial de competência da Daimler para o desenvolvimento e produção de chassis. A unidade brasileira é, portanto, a referência para as demais empresas do Grupo.

Com 18 mil metros quadrados de área construída, num terreno de 40 mil metros quadrados, o CDT conta hoje com cerca de 500 profissionais, entre engenheiros, técnicos e outros especialistas. Sua equipe é responsável pelo desenvolvimento de novas linhas de caminhões e chassis de ônibus. A família de caminhões Accelo, por exemplo, foi totalmente criada no Brasil, assim como os aprimoramentos constantes das linhas Atego, Axor e Actros.

A equipe do CDT criou recentemente novos conceitos de produto, como os superarticulados O 500 MDA e UDA (low entry) para carroçarias de até 23 metros, com capacidade para mais de 200 passageiros. Esta solução da marca vem obtendo sucesso crescente no País, especialmente em faixas exclusivas, corredores e sistema BRT (Bus Rapid Transit) de grandes capitais.

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Ao longo da trajetória de 25 anos do CDT, a Mercedes-Benz do Brasil também se destacou pelo desenvolvimento de agregados, como motores, sistemas de transmissão, eixos e outros, assim como pela introdução de equipamentos de avançada tecnologia para caminhões e ônibus no mercado brasileiro.

Entre os modernos recursos aplicados a veículos comerciais no Brasil incluem-se câmbio automatizado, computador de bordo, diagnose on board, piloto automático, limitador de velocidade, exclusivo freio-motor Top Brake, sistemas ABS e ASR, retarder, freios a disco, sistemas de elevação/rebaixamento e de ajoelhamento da suspensão de chassis de ônibus e muitos outros.

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