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Mercedes-Benz destaca vantagens do biodiesel e novas tecnologias na Arena ANTP

Aptiv direção autônoma


A Mercedes-Benz aproveita sua participação na Arena ANTP, que acontece até hoje (26), em São Paulo, para destacar as vantagens do biocombustível HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou Óleo Vegetal Hidrotratado). Além de reduzir as emissões de poluentes, o uso do HVO não exige nenhuma alteração na infraestrutura de abastecimento na garagem ou na logística de distribuição do combustível.

Segundo a empresa, ele pode ser utilizado em qualquer veículo a diesel, de qualquer norma de emissões. “Sabemos que o diesel, por sua tradição histórica e as grandes reservas existentes, é o combustível mais usado no Brasil e no mundo. Mas temos que investir em outras alternativas e o biocombustível de 2ª geração, como o HVO, é um caminho a ser percorrido e bastante interessante”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Vejo o uso do HVO como uma ponte até os ônibus elétricos nos grandes centros. E mais: esse biocombustível poderá ser uma solução também para ônibus de grandes distâncias rodoviárias”, completa.

A fabricante apresenta, ainda, o RKM (sistema de recuperação de energia elétrica), destinado aos ônibus urbanos, que aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em super capacitores, que atuam de modo autônomo. Essa energia armazenada é utilizada como fonte adicional em momentos de aceleração.

Outra tecnologia é o EIS (Engine Idle Shutdown), um inovador sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. Esta é uma situação comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nestes casos, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos.

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