A Mercedes-Benz está introduzindo na linha de caminhões pesados Axor 2012, com motor acima de 330 cv, o câmbio totalmente automatizado PowerShift. A tecnologia não utiliza pedal de embreagem proporcionando mais conforto para o condutor. Além disto, aumenta a economia de combustível e demanda menor o custo de manutenção, já que, sem anéis de sincronização, as engrenagens são mais largas e robustas.
O motorista conta ainda com fácil visualização no painel de instrumentos de qual marcha está engatada. A qualquer momento, ele pode assumir a operação, ou seja, selecionar o engate de marcha desejado por meio da alavanca de seleção semelhante a um “joystick”, iniciando a sua própria condução, se assim desejar. A tecnologia já é utilizada nos caminhões extrapesados Actros.
O PowerShift é um sistema de automatização de engate de marchas, incorporado em um câmbio mecânico convencional. Pode ser operado no modo automático ou manual, dependendo da necessidade do condutor do caminhão. A manopla está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista.
O sistema atua de forma eletropneumática sobre a trambulação, não havendo ligação mecânica entre o seletor de marchas e o câmbio. Os engates são selecionados eletronicamente visando a melhor condição de marcha para a situação de condução. A marcha escolhida é engrenada eletropneumaticamente.