Mercedes-Benz aumenta atuação na América do Sul

A Mercedes-Benz está ampliando a sua atuação na América Latina. Com cinco fábricas na região, a empresa de destaca como uma das maiores produtoras de veículos comerciais da região. São três no Brasil, em São Bernardo do Campo/SP, Juiz de Fora/MG e Campinas/SP, uma na Argentina e outra recém-inaugurada na Colômbia.

10251

Em território nacional a companhia produz os caminhões Atego, Atron e Axor, além do Accelo e Actros. Também são fabricados chassis de ônibus e agregados e produtos remanufaturados da linha RENOV. Na Argentina, há uma linha de montagem dos veículos da linha Sprinter, voltada também para caminhões e chassis de ônibus. Na Colômbia, a marca é focada na montagem de chassis de ônibus, especialmente desenvolvidos para o mercado interno.

Mercedes-Benz conta com a maior rede de concessionários e representantes da marca no Brasil e na América Latina. São mais de 350 pontos de atendimento a clientes em diversos países da região.

Fábrica mineira

A nova planta brasileira em Juiz de Fora/MG inova em conceitos de produção, adotando os melhores métodos em fabricação, logística e outros processos. A unidade reúne dois produtos na mesma linha de montagem: os caminhões leves Accelo e os extrapesados Actros.

Com aproximadamente 900 colaboradores, os funcionários receberam programa de treinamentos focado nas técnicas e processos para fabricação, bem como em padrões de qualidade. A planta conta com parque de fornecedores integrado para agilizar a entrega de componentes, seguindo o conceito just-in-sequence, que garante sustentabilidade do processo.

As empresas Maxion, Randon e Seeber já estão instaladas e operam suas fábricas, na maior parte da área disponível. No local, são montados longarinas e subsistemas, bem como pintadas as partes plásticas de peças, entre outras atividades. A mais recente integrante desse parque é a empresa Grammer, fornecedora de bancos para os caminhões.

A fábrica é uma das únicas no mundo a utilizar os avançados veículos autoguiados AGVs na linha de montagem de caminhões, otimizando o processo de produção. São cerca de 40 modelos que se movem sobre vias indutivas, sem a necessidade de estrutura fixa de linha de arraste na linha de montagem, bem como as fundações e estrutura de piso necessárias para este conceito.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php