A Mercedes-Benz está lançando pela primeira vez o luxuoso SL totalmente confecionando em alumínio, pesando 140 quilogramas a menos que o antecessor. A nova carroceria aliada aos potentes motores BlueDIRECT elevaram a dirigibilidade do modelo a um outro nível. A nova geração do carro assume literalmente o significado das famosas letras que a batizam: esportivo (Sport) e leve (Lightweight).
De acordo com a montadora, poucos componentes são feitos em outros materiais. Os designers usaram até mesmo magnésio, ainda mais leve que o alumínio, para a cobertura atrás do tanque. Tubos de aço de alta resistência foram integrados às colunas dianteiras para mais segurança.
Disponível em duas versões, a linha SL 500 é equipada com motor V8 com 4.663 cm3, desenvolve 320 kW (435 hp), cerca de 12% mais do que a versão anterior, apesar de ser 0,8 litros menor. O consumo de combustível foi reduzido em até 22%. Ao mesmo tempo, o torque cresceu 32%, passou de 530 Nm para 700 Nm.
Apesar de a cilindrada permanecer igual, 3.499 cm3, o novo motor V6 do SL 350 desenvolve 225 kW (306 hp) e tem 370 Nm de torque. Ele gasta apenas 6,8 litros para percorrer 100 km (14,7 km/l), o que o torna 30% mais econômico do que seu antecessor. As duas opções de motor vêm de série com função ECO start/stop. A transmissão automática 7G-TRONIC PLUS foi otimizada para fornecer economia de combustível e conforto.
No sistema de suspensão, as mangas de eixos dianteiras e as conexões das molas também são feitas de alumínio para reduzir as massas não suspensas. O mesmo se aplica a todos os componentes de fixação das rodas no eixo traseiro. O novo SL é oferecido com dois sistemas de suspensão diferentes. O carro traz, de série, amortecedores semi-ajustáveis. O sistema de suspensão ativa ABC (Active Body Control – controle ativo da carroceria) está disponível como opcional.
As duas variações de suspensão atuam em conjunto com o novo sistema Direct-Steer de direção, com assistência sensível à velocidade e redução variável dependendo do ângulo de esterço do volante. Isto garante excelente estabilidade nas retas. O sistema também diminui a necessidade de virar o volante ao estacionar ou manobrar.
Comparada ao modelo anterior, a nova geração está mais longa, com 4.612 mm (+ 50 mm), e larga, com 1.877 mm (+57 mm). Internamente o espaço para os ombros (+ 37 mm) e cotovelos (+ 28 mm) também aumentou. O habitáculo possui linhas claras, detalhes em madeira no console central para o painel e as portas.
No visual, o carro é marcado pelo longo capô que abre caminho para um compartimento de passageiros posicionado bem atrás. A traseira larga e imponente, típica de um carro de corrida clássico. Algumas linhas de estilo bem elaboradas definem as superfícies laterais esculturadas e harmônicas. A traseira tem visual de impacto e grades de ventilação com elementos cromados característicos da Mercedes-Benz.
Os faróis vêm de fábrica com o sistema de controle inteligente ILS (Intelligent Light System). O sistema possui cinco diferentes funções de iluminação. As luzes laterais e a faixa horizontal das luzes de uso diurno nas extremidades dos para-choques utilizam tecnologia LED.
Entre as tecnologias disponíveis para o modelo estão teto variável que pode ser recolhido para dentro do porta-malas. São três versões disponíveis: pintado, com teto solar ou com o exclusivo vario-roof panorâmico. O teto transparente muda do claro para escuro ao toque de um botão. Outra inovação é o Magic Vision Control, limpador e lavador do para-brisa que possui esguicho integrado à palheta.
O sistema FrontBass utiliza os espaços livres nas estruturas de alumínio dianteiras como áreas de ressonância para os alto-falantes para tons graves. Outros sistemas, como o Hands-Free Acces e o Adaptive Brake, completam a segurança e todo o conforto oferecido pelo Mercdes-Benz SL.