Pouco mais de seis meses após estrear na Europa, a nova linha Mercedes-Benz Classe E chega ao Brasil. Com novo design, a geração atualizada da gama vem para o país em duas versões, E 250 Turbo Avantgarde e E 350 Avantgarde (3.5 V6).
A fabricante detalha que a versão E 250 Turbo é equipada com motor 2.0 turbo de quatro cilindros, caracterizado pela alta eficiência energética (menor consumo e menor nível de emissões). Conforme dados de fábrica, é capaz de gerar potência máxima de 211 cv a 5.500 rpm e torque de 350 Nm entre 1.200 a 4.000 rpm. Já a versão E 350 traz debaixo do capô o propulsor 3,5 litros V6, que oferece potência de 306 cv a 6.500 rpm, e torque de 370 Nm entre 3.500 e 5250 rpm.
Nas duas versões importadas para o Brasil, a Mercedes-Benz aplicou a suspensão Avantgarde que, explica a fabricante, possui sistema de amortecimento seletivo, com características esportivas e sistema de amortecedores posicionado 15 mm mais baixo do que a convencional. O ajuste proporciona um comportamento dinâmico mais ágil e seguro, mas não compromete o conforto, afirma a Mercedes.
As duas versões também são equipadas de série com o sistema Active Parking Assist, que estaciona o carro automaticamente, tanto em vagas paralelas como perpendiculares, com o mínimo de interferência do motorista. Segundo a Mercedes, o sistema utiliza doze sensores ultrassônicos com alcance estendido para detectar a existência de vagas em velocidades de até 30 km/h. A disponibilidade é mostrada no painel de instrumentos, então, o motorista ativa o sistema engatando a ré e pressionando o botão OK no volante multifuncional.
Outro item de série é o farol alto adaptativo, sistema que altera a intensidade e foco dos faróis dianteiros de acordo com o fluxo de tráfego à frente do carro. O sistema altera o facho de luz de acordo com as informações captadas por uma câmera, a cada 40 milésimos de segundo, evitando o ofuscamento dos motoristas que vêm na direção oposta. Uma novidade da nova linha Classe E é a regulagem automática da intensidade das lanternas traseiras.
Entre os itens de segurança disponíveis de série nas duas versões, estão os freios ABS com sistema adaptativo (ABR) e controle eletrônico de estabilidade (ESP). Um sistema de sensores ativa os equipamentos de segurança (airbags e cintos de segurança) de acordo com a situação, de forma coordenada. Os cintos de segurança de três pontos tem tensionadores eletrônicos reversíveis e tensionadores pirotécnicos, além de limitadores de força. Os tensionadores eletrônicos esticam os cintos na iminência de uma colisão detectada pelo sistema PRE-SAFE e os relaxam se o acidente não acontecer. O acionamento pirotécnico ocorre apenas em caso de colisão.
Além dos sedãs E 250 Turbo Avantgarde e E 350 Avantgarde, a Mercedes-Benz anuncia que a gama da Classe E será ampliada, ao longo dos próximos meses, com a chegada do E 250 Turbo Coupé e E 350 Cabrio (estes, já em agosto), além da versão superesportiva E 63 AMG, com motor V8 biturbo com 557 cv, tração permanente nas quatro rodas e design exclusivo.
O Mercedes-Benz E 250 Turbo Avantgarde tem preço de R$ 229.900,00, enquanto o E 350 Avantgarde está disponível por R$ 284.900,00.