A Mercedes-Benz anunciou que seu caminhão Accelo 1016 sairá de fábrica com freio a tambor como item de série. “Unificamos assim a linha Accelo, formada pelos modelos 815 e 1016, com freio a tambor de série, mantendo o freio a disco como opcional para que o cliente escolha a solução que seja mais adequada às características de sua atividade de transporte”, diz Joerg Radtke, gerente sênior de marketing de produto caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Com isso, atendemos melhor ainda às necessidades dos nossos clientes”.
De acordo com o executivo, o freio a tambor é ideal para operações mistas, nas quais o caminhão roda tanto em estradas asfaltadas quanto de terra, bem como nas operações com intensa presença de poeira ou cascalho. “Nestes casos, o freio a tambor é mais indicado do que o freio a disco por proporcionar melhor vedação dos componentes do sistema de freio, o que os torna menos suscetíveis ao desgaste originado pela ação das impurezas. Assim, o cliente conta com uma solução mais durável e que proporciona um menor custo operacional nessas condições”.
A Mercedes-Benz divulgou ainda que o sistema contará com regulador automático das lonas, mantendo-as sempre ajustadas, reduzindo o número de regulagens e reparos no sistema.