Mercedes-Benz abre as portas de Centro Tecnológico

Inovação, tecnologia, desenvolvimento de novos produtos. Desde o projeto de um veículo até os testes finais de rodagem se passam no mínimo três anos de muito trabalho para os engenheiros de uma montadora. A Mercedes-Benz do Brasil, uma das maiores fabricantes nacionais de veículos comerciais, abriu as portas do local onde tudo isso é realizado: seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico, localizado dentro do complexo industrial em São Bernardo dos Campos/SP. Com muito orgulho, o maior pólo de desenvolvimento da marca fora da Alemanha para caminhões e ônibus.

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O Centro completa 20 anos desenvolvendo as mais variadas tecnologias voltadas para esses veículos. Lá, a Mercedes-Benz conta com laboratórios que vão desde o projeto inicial do veículo até as fases de testes e validação, como o centro de design; o laboratório de motores; os testes estáticos, dinâmicos e de manutenção; entre outros.

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Entre as ações de vanguarda está a introdução do motor diesel, em 1956 e o lançamento dos motores com gerenciamento eletrônico. Atualmente, a marca está investindo no projeto de conjuntos mais limpos, com a exclusiva tecnologia BlueTec 5, para atender à nova legislação PROCONVE P-7, equivalente ao rigoroso padrão EURO 5.

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Antes de colocar no mercado qualquer modelo, a Mercedes-Benz segue uma intensa rotina de procedimentos, todos realizados no Centro com a ajuda de equipamentos de última geração e cerca de 650 profissionais altamente qualificados. São efetuados testes estruturais em banco de provas, que ajudam a ajustar a dirigibilidade, conjunto de suspensão e frenagem, sempre seguindos rigorosas normas internacionais. Fazem ainda testes de aplicações, nos quais simulam diferentes tipos de rodagem e operações severas.

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Um exemplo real do trabalho realizado no Centro: o desenvolvimento dos motores da nova linha 2012 de caminhões e ônibus teve início ainda em 2008. Desde esse período foram efetuadas 52 mil horas de testes de funcionalidade, durabilidade e emissões em bancos de prova de motores. Já os testes de durabilidade em veículos chegaram a cerca de 10, 5 milhões de Km rodados, o equivalente a 14 viagens da Terra até a Lua.

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