A competição promovida pela Scania denominada “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” recebeu 21.107 inscrições entre setembro e dezembro do ano passado, número expressivamente superior às 11.585 da primeira edição, em 2005, e de outras competições da empresa em todo o mundo. A versão européia do ano passado, por exemplo, reuniu 17.144 participantes de 27 países.
Do total de inscritos na competição, 16.428 se inscreveram nas concessionárias da marca (78%) e 1.816 pela internet (9%), porém o maior número de inscrições nos concessionários foi realizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com mil candidatos. Os motoristas também se inscreveram na rede de Truck Centers da Pirelli, nas unidades do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), nas escolas para motoristas apoiadas pela montadora e em diversos pontos de concentração de motoristas de caminhão no Brasil.
Para o diretor de Marketing da Scania no Brasil, Emanuel Queiroz, a expectativa inicial da empresa era de superar em 50% o número de inscritos da edição passada. “Ultrapassar a marca de 20 mil inscritos é realmente uma prova de que os motoristas de caminhão abraçaram a questão da segurança no seu dia-a-dia”.
Os candidatos serão selecionados por meio de um questionário e os 480 com melhor pontuação passarão para a segunda fase, dividida em 12 semifinais regionais com 40 competidores em cada uma, através de provas teóricas e práticas. Os vencedores disputarão a final em maio na fábrica da Scania localizada em São Bernardo do Campo/SP.
A primeira semifinal será realizada em 8 de fevereiro, no Posto G-10, em Maringá, no Paraná, sendo que os candidatos selecionados para as semifinais serão divulgados no site (www.melhormotorista.com.br).