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Mecânicos do sul recebem mais um ciclo de palestras

O Projeto Atualizar volta à sua feira de origem, a Autopar, dois anos depois de ter inaugurado o seu ciclo de disseminação de informações técnicas para os reparadores automotivos com muito sucesso

Carolina Vilanova

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O clima frio e seco da região de Curitiba, no Paraná, foi palco para mais um ciclo de palestras voltadas aos profissionais da reparação: o Projeto Atualizar O Mecânico, que volta à sua feira de origem, a Autopar, enquanto completa a sua sexta edição. Com a participação das empresas Elring Klinger, Federal-Mogul e a Gates Brasil, o programa foi realizado no espaço da Revista O Mecânico durante o evento mais importante do sul, entre os dias 9 e 12 de junho e contou com a participação de muitos mecânicos.

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Já consolidado e reconhecido no setor, o Atualizar está cada vez mais ganhando a admiração do público, sempre cumprindo sua missão à risca: transmitir informações técnicas e dicas sobre reposição e reparação veicular. “É uma maneira de aproximar o mecânico e o representante dos fabricantes, fazendo com que tenham uma oportunidade de trocar idéias e esclarecer dúvidas sobre produtos e aplicações. Tudo para que o cliente, ou seja, o motorista do carro, saia satisfeito da oficina e o reparador, por outro lado, tenha sucesso no seu negócio”, comenta Fábio Antunes de Figueiredo, diretor Comercial da GG Editora de Publicações Técnicas Ltda., que publica a Revista O Mecânico.

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O ciclo de palestras funciona num espaço selecionado dentro do pavilhão da feira, ao lado da carreta-estande da Revista, onde são montados dois auditórios, com capacidade para 25 participantes cada um. São ministradas duas palestras simultaneamente, com duração média de 40 minutos cada. Os representantes das empresas em contato com os mecânicos foram: Pedro Bighetti, da Elring Klinger; Sidnei Cardoso, da Federal-Mogul; e Raphael Lioi, da Gates Brasil.
José Leo Nichelle, eletricista da oficina da Transtupi Empresa de Transportes, situada na cidade de Araucária/PR, está fazendo curso de técnico em mecânica do SENAI, é leitor da Revista e veio participar das palestras do Atualizar para enriquecer o seu conhecimento. “A apresentação esclarece muitas dúvidas sobre diagnóstico, defeitos e aplicação, tudo que a gente usa na oficina”, comenta.

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Os participantes das palestras concorreram a prêmios diários e no último dia, o grande vencedor, Vanilson Nichelat, da Oficina Mecânica Batistense, ganhou um auxiliador de partida da Black and Decker. “Participei pela primeira vez da palestra e gostei bastante, pude tirar muitas dúvidas e ainda ganhei o auxiliador que será muito útil na oficina”, comemorou o mecânico que mora na cidade de Nova Trento/SC.

O mecânico Joelçon S. Pereira é dono da própria oficina em Assis, interior de São Paulo, e veio até a feira para conhecer as novidades e assistir às palestras do projeto. “Participei em 2008 de todas as palestras do Atualizar e foi muito proveitoso. Dessa vez quero repetir a dose, pois é uma grande ajuda para nós, esclarece dúvidas e dá dicas para o dia a dia”, completou, o mecânico que é fã do programa na internet O Mecâniconline.

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Nas principais feiras automotivas do setor é realizado o projeto Atualizar o Mecânico, um ciclo de palestras técnicas que tem o objetivo de ajudar os mecânicos de cada região a competir e se destacar no mercado da reparação independente, oferecendo serviços de qualidade para conquistar cada vez mais clientes e o sucesso do seu negócio.

Elring Klinger

A evolução tecnológica das juntas automotivas

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Em sua sexta participação no Atualizar, a Elring Klinger abordou a evolução da tecnologia de juntas de cabeçotes para motores de veículos leves e pesados. O palestrante Pedro Bighetti apresentou um panorama institucional da empresa e abordou os novos processos de fabricação de juntas, que sofreram mudanças por contas das necessidades das montadoras em atender às leis de emissões, além de aumentar o desempenho e reduzir o consumo de combustível.

Pedro mostrou para os mecânicos, a evolução que das juntas com o objetivo de assegurar a vedação perfeita entre o bloco e o cabeçote, já que durante o funcionamento do motor, em conseqüência da alta pressão e temperatura de trabalho, as juntas se movimentam e podem sofrer deformações. “Num mesmo momento em que os motores trabalham com temperatura e pressão mais altas, garantindo desempenho e performance”, avalia.

O palestrante aproveitou para divulgar seus produtos para a linha de motores Mercedes-Benz de pesados, 100% originais, que antes eram encontrados somente em concessionárias e agora estão disponíveis nos distribuidores da marca. “Muitos desconheciam que os produtos da Elring Klinger atendiam também o mercado de reposição, além dos componentes para as linhas de veículos leves da Fiat, Ford, GM e Volkswagen”, completou.

A aplicação correta dos produtos e os procedimentos a serem seguidos num eventual reparo foram alguns destaques da palestra, que abordou ainda a importância de uma boa retífica no bloco e no cabeçote, sempre levando em consideração o manual técnico da montadora. Outro fator primordial explorado foi a seqüência de aperto e torques adequados dos parafusos, que devem ser substituídos quando torqueados em ângulo.
www.elringklinger.com.br

Federal-Mogul

Peças para motor da linha diesel
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Sidnei Cardoso, consultor Técnico da Federal-Mogul, conta que a apresentação foi dividida em duas partes, a primeira sobre a empresa e a segunda sobre os componentes e suas particularidades. Ele explica que a Federal-Mogul tem origem norte-americana e 107 localidades de manufatura no mundo, atuando na produção de componentes automotivos para linha leve e pesada. “No Brasil, a marca tem quatro plantas, três em São Paulo e uma em Manaus”, comenta.

Ainda em relação ao institucional da empresa, Sidnei fala sobre a preocupação em desenvolvimento de novos produtos e com as questões de meio ambiente. “Temos 17 centros tecnológicos em todo o mundo, onde os engenheiros utilizam tecnologia de ponta para acompanhar a evolução da indústria e produzir produtos de alta qualidade e tecnologia, tanto para o mercado original, junto as montadoras, quanto para o mercado de reposição”, explica.

“Abordamos tecnicamente cada um dos itens que produzimos, ou seja, os kits de motor, pistões, anéis, camisas, válvulas e bronzinas. A idéia é falar sobre a tecnologia e material de construção desses produtos, a função de cada um deles e as rigorosas certificações que atendem para serem comercializados no mercado tão competitivo”.

Para finalizar, o palestrante comenta sobre a aplicação correta e diagnóstico de falhas de cada um, os problemas mais comuns e as avarias que podem sofrer com falta de manutenção e lubrificação, uso de peças inadequadas e a falta de cuidado na montagem. “o mecânico precisa se atualizar, participar de cursos e palestras para aplicar melhor na sua oficina, ganhar mais clientes e evitar danos às peças aplicadas”, diz.
www.federal-mogul.com.br


Gates

Correias automotivas

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A palestra da Gates no Atualizar, marcando sua primeira participação no projeto, abordou os principais produtos oferecidos pela empresa no mercado de reposição: correia dentada, correia Micro V, Correia V, mangueiras e tensionadores. Raphael Lioi, supervisor técnico da Gates do Brasil, falou sobre o institucional da empresa, da atuação mundial que emprega mais de 14 mil funcionários, das duas plantas produtivas na cidade de Jacareí/SP, da tecnologia aplicada no desenvolvimento dos componentes oferecidos tanto para montadoras quanto para o mercado de reposição.

“Abordamos a parte de diagnóstico de falhas, construção e aplicação dos nossos produtos e enfatizamos ainda os componentes que dependem da correia para o bom funcionamento, ou seja, ar condicionado, bomba d’água, direção hidráulica e compressor de ar”, comenta.

Houve muita atenção dos mecânicos quando o assunto foi a correia dentada e os problemas críticos que podem acontecer na hora da substituição, principalmente, dos carros mais complexos, como os modelos Fiat 1.6 l 16 V, Renault 2.0 l 16V e o Fiat Marea 2.0 l 20V, que ainda instiga muitas dúvidas. Algumas avarias causadas por conta de desalinhamento da correia, falta de tensão e armazenamento de forma inadequada também estiveram em destaque. Ele acredita que a maior carência que os mecânicos sofrem é a falta de informações técnicas, por isso, trouxe para os participantes da palestra catálogo de produtos e diagramas de aplicação para diferentes modelos, para que possam oferecer serviços de qualidade aos seus clientes. “O maior patrimônio de um reparador é o seu conhecimento e não as ferramentas que possui”, completa.
www.gatesbrasil.com.br

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