Matéria: Test-drive em Interlagos

Bosch e Magnetti Marelli mostram suas mais recentes tecnologias em São Paulo e poderão ser incorporadas à frota de veículos nacionais a partir do ano que vem

2779O evento Quatro Rodas Experience reuniu na semana passada várias montadoras que disponibilizaram seus veículos para test-drive no autódromo de Interlagos, na capital paulista. Empresas como  Citröen, Fiat, General Motors, Renault, Kia, Subaru e Volkswagen também expuseram seus veículos nos boxes do autódromo e algumas realizaram ações educativas e promocionais. Dentre os destaques das fabricantes de componentes automotivos estavam os lançamentos da Bosch e Magneti Marelli, oferecidos às marcas para equipar os veículos nacionais a partir de 2009.

Numa pista paralela à principal, próxima ao kartódromo, a Bosch ofereceu aos visitantes um veículo equipado com o sistema intitulado Star Stop para teste. O componente desliga o motor do carro quando o motorista pisa na embreagem para colocar a alavanca de câmbio no “ponto morto”. De acordo com o instrutor de Direção Segura, Ednilson Alves de Almeida, o sistema economiza cerca de 8% em combustível e ainda reduz as emissões de poluentes na atmosfera. “Outro fato é que a bateria está sendo monitorada para dar até 400 mil partidas, sendo que o normal seria 100 mil”, acrescenta.

2771Numa pista preparada ao lado desse teste, a Magneti Marelli demonstrou o amortecedor Selectronic, que por meio de um botão adaptado no painel do carro modifica o modo de suspensão para “conforto” ou “esportividade”, tornando o veículo mais macio ou mais rígido, conforme a opção ou necessidade escolhida pelo condutor. O engenheiro de Produto do Departamento de Inovação da empresa, Guilherme Abreu, acompanhou os testes e comentou que o dispositivo é oferecido às montadoras e poderá incorporar os novos veículos nacionais a partir do ano que vem.

A fabricante também lançou o Flex 3 Generation durante o evento, resultado da união das tecnologias SFS (Software Flexfuel Sensor), ECS (Ethabol Cold System) e do novo bico injetor ECO. O produto foi demonstrado num veículo dentro de uma câmara fria com temperaturas abaixo de 0°C. O SFS é o sistema bicombustível da empresa que identifica a mistura no tanque de combustível e gerencia a queima de álcool, gasolina ou qualquer proporção de ambos e não acrescenta sensor. O sistema de partida a frio ECS aquece o álcool e permite o acionamento do motor em temperaturas baixas, dispensando o reservatório de gasolina encontrado nos automóveis flex atuais. O Pico Eco, novo bico injetor, por sua vez, propicia melhora significativa na performance do veículo. Eduardo A. de Campos, gerente Comercial da empresa, mostrou o veículo equipado com o sistema e destacou que é possível dar partida no carro com etanol em ambiente com temperatura abaixo de 0°C.

2772No estande da Volkswagen, a instrutora formada no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Roseli da Silva, ministrou a palestra “Mecânica Inteligente para Mulheres” e contou também com a participação de diversas pessoas do sexo masculino. A demonstração abordou vários itens do veículo e foi auxiliada por imagens em uma TV de Plasma. Além disso, dois engenheiros da montadora, Rodney Willian Miguel e Alberto Akiossi ministraram um curso de segurança com enfoque em simulações de batidas de automóveis. “Os manequins utilizados em crash-testes possuem vários sensores para avaliar o efeito nocivo da desaceleração no corpo humano”, comentou Miguel

O evento contou também com espaço off-road para teste de picapes, test-drive de motos, outras atrações como show de motocross e patrocínio principal da Petrobras.

Por Magno Pereira

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