Montadoras de veículos e fabricantes de autopeças apresentam seus lançamentos com enfoque em tecnologias menos poluentes na 62ª edição do IAA Motor Show 2007, entre 13 e 23 de setembro, na Alemanha
Considerado pelo setor automobilístico como uma das mais importantes vitrines de carros de passageiros e de motocicletas do mundo, o Salão Internacional de Frankfurt deste ano mostra os avanços da indústria na produção de veículos mais ecologicamente corretos, justamente numa época em que a conscientização sobre o aquecimento global ganha cada vez mais adeptos. E para apresentar essas novidades, os organizadores declaram que são mais mil expositores de 45 países para um público estimado em aproximadamente um milhão de pessoas durante todo o evento.
Dentre os participantes que buscam a melhoria do meio ambiente por meio da redução de CO2 na atmosfera e economia de combustível, a Citröen ilustra no Salão a assinatura ambiental AIRDREM, que destaca a qualidade ecológica dos veículos da marca. A empresa também explica as tecnologias FAP (Filtro de Partículas), Hybride e UrbanHybrid (que mostra a parada do motor antes da imobilização do veículo em congestionamentos e semáforos) e HDi, além de mostrar os modelos C1, C2, C3, C4, Xsara Picasso, C4 Picasso, Grand C4 Picasso, C5 e Berlingo. O C3 e o Berlingo, por exemplo, virão equipados com motor 1.4i GNV (Gás Natural Veicular), movidos a gasolina e gás, e segundo a empresa com baixíssimas emissões de CO2, além de dióxido de enxofre e de chumbo reduzidos a zero. Com relação aos carros-conceito ecológicos, a empresa apresenta o C-Cactus (foto anexa) e o C5 Airscape com tecnologia híbrida Hdi, que reduz o consumo e as emissões de poluentes.
A Fiat apresenta, dentre outros modelos, o Grande Punto e o Bravo, equipados com propulsores 1.4T-Jet de 120 cv ou 150cv de potência, além do carro-conceito Panda Ária, que possui reduzidas emissões de poluentes, chegando a emitir 69g de CO2 por km rodado. Em outra área do estande, o destaque é o novo Fiat 500 (foto ao lado), com propulsor 1.4 16V, que atinge 100 cv de potência e que também pode vir com motorização 1.3 Multijet.
A Ford salienta da sua lista de atrações o novo Focus ECOnetic com transmissão Ford PowerShift de seis velocidades, com dupla embreagem, uma para as marchas ímpares e outra para as pares, e motor diesel Duratorq TDCI de 1.6 litro, com 109 cv. De acordo com a marca, com esse motor o consumo médio do veículo chega a 23,25 km/l e corresponde a uma média de emissão de CO2 de 115g por km rodado, uma das menores atualmente disponíveis no mercado.
A marca explica que o ponto de partida para chegar a essa autonomia foi feito por meio da redução da resistência da carroceria ao movimento. Para isso, melhorou a aerodinâmica do carro, rebaixando 10 mm na frente e 8 mm na traseira. Outra medida foi a introdução de um novo óleo de transmissão de baixa viscosidade, da recalibração do módulo do motor e pela direção eletro-hidráulica assistida. Com a recalibração em vazio da servo bomba-elétrica, o consumo de corrente foi reduzido para melhorar o consumo de combustível.
O estande da empresa também estréia o Ford Kuga (imagem ao lado) com sistemas de tração inteligente 4WD e FWD, cujas vendas iniciam em 2008, além das novas versões do Mondeo, Galaxy, S-MAX, Ford C-MAX, entre outros. O presidente da Ford Europa, John Fleming, disse que o departamento de Desenvolvimento de Produto Global trabalha há algum tempo num veículo pequeno para a Europa, Ásia e América do Norte e o primeiro exemplo é o modelo Verve Concept, com lançamento antecipado para o final de 2008.
Durante o evento, a Honda explora os temas esporte e ambiente, e faz a estréia mundial do Accord Tourer Concept, com lançamento previsto para 2008. Além disso, mostra o Small Hybrid Sports Concept, que significa uma nova proposta para um futuro automóvel híbrido, com baixa emissão de poluentes. Outra atração é o Honda FCX Concept (foto ao lado), veículo movido à célula de combustível e bateria FC, ambas da montadora. A empresa explica que essa bateria é mais compacta e mais leve, e está alojada em um novo túnel central, proporcionando autonomia de 570 km e velocidade máxima de 160 km/h.
Dentre outros veículos, a Kia Motors faz a estréia mundial do Kee, cupê de quatro portas com 4,3 metros de comprimento, quatro lugares e motor V6 2.0 litros, com 200 cv de potência e transmissão automática de seis velocidades. Outro modelo, o eco_cee’d, vem equipado com motor 1.6 litro diesel e, segundo a marca, faz 3,9 litros a cada 100 km e emite 104g de CO2 por km rodado. Já o FCEV – Veículo Elétrico de Célula de Combustível, em português – é movido por três motores elétricos energizados por uma célula de combustível de 100 kW e abastecido por tanques de hidrogênio. Segundo a empresa, o FCEV montado num Sorento pode rodar 600 km sem emitir gases poluentes. (imagen do cee’d anexa)
A Mercedes-Benz, entre outros modelos, demonstra o F 700 (exposta do lado direito do texto) e destaca que é o primeiro automóvel do mundo capaz de reconhecer antecipadamente as condições da estrada e se adequar aos pontos irregulares da pista através da suspensão PRE-SACN. Inclui motor de quatro cilindros, 1.8 litro, que combina os pontos fortes de um propulsor a gasolina e de baixas emissões com os benefícios de reduzido consumo de um engenho a diesel, pois emite 127g por km rodado e consome 5,3 litros a cada 100 km, o equivalente a 18,9 km/l.
No espaço da Nissan, as novidades são os carros-conceito Nissan Mixim (veículo em destaque do lado esquerdo), Micra Colour+Concept, além da nova geração do Nissan Micra. A marca explica que o conceito Mixim foi inspirado nos comandos de jogos de computador e é movido a eletricidade por meio de baterias de íons de lítio. Possui dois motores, um para o eixo traseiro e outro para o dianteiro. Com relação à capacidade de ocupantes, o porta-malas do veículo pode se transformar em espaço para um quarto passageiro, atrás da fileira dos três bancos.
A Peugeot expõe na feira 27 modelos de sua gama comercial e cinco carros-conceito, além de outros derivados do 308 (foto ao lado), como o movido a biodiesel e misturas com até 30% de Éster de óleo vegetal e gasóleo, com redução das emissões de CO2 da ordem de 18%. Em outro destaque de quesito ecológico, a marca apresenta o Flux, de 3,5 metros de comprimento, materiais de policarbonato e alumínio, que emite vapor de água, além de ruído e emissões zero.
A Renault mostra pela primeira vez o Novo Kangoo e o Clio State (imagem ao lado), que em breve integrarão a gama de veículos na Europa, e os modelos Twingo, Kangoo Compact Concept e Laguna Coupé Concept, este último equipado com motor diesel 3.0 V6 dCi Concept e chassi Active Drive de tração nas quatro rodas. O motor desse veículo foi desenvolvido pela aliança Renault-Nissan, será instalado nas versões topo de linha e é capaz de atingir 265 cv de potência a 5.200 rpm e torque máximo de 56 mkgf (550 Nm) a 1.750 rpm.
O espaço da Volkswagen abriga mais de 50 modelos e destaca o carro conceito up! Trata-se de um pequeno veículo com motor traseiro, sem grade de radiador e porta traseira produzida em material transparente. A empresa explica que apesar de pequeno, possui entre-eixos de 1,42 metros e rodas de 18 polegadas. Os bancos podem ser removidos para forencer espaço de carga e inclui monitor de 8 polegadas que mostra as funções velocidade, nível e duração do combustível, e emissão atual de CO2.
Além desse veículo, a montadora faz a estréia mundial do Novo Tiguan (imagem anexa) com três versões de equipamentos, sendo duas para off-road, além de duas diferentes carrocerias. Inclui três diferentes motores TSIs à gasolina, com injeção direta e turbocharger ou turbocharger e supercharger. No caso do propulsordiesel, disponibiliza quatro opções de motores dotados de injeção tipo common rail com emissões abaixo do nível exigido pelo norma Euro-5. A empresa mostra também os modelos Golf, Golf Plus, Golf Variant, Jetta e Touran, todos na versão BlueMotion e o carro conceito Caddy BlueMotion. Segundo a marca, todos têm potencial de economizar 4 milhões de litros de combustível e 10,6 milhões de toneladas de CO2 por ano na Alemanha.
Durante a mostra, a Volvo Automóveis destaca o modelo ReCharge Concept (foto abaixo), um carro híbrido com motores elétricos individuais nas rodas, além de bateria que pode ser recarregada de forma simples numa tomada de residência que gera autonomia de 100 km. Em seguida, o motor Flexifuel 1.6 de quatro cilindros entra em ação e ao mesmo tempo recarrega a bateria. Em relação ao consumo de combustível, segundo a montadora pode chegar a 5,5 litros a cada 100 km rodados, demonstrando-se bastante econômico.
O veículo possui uma bateria de polímero de lítio integrada no compartimento de bagagem, com gerador ou Unidade de Força Auxiliar (Auxiliary Power Unit – APU), que passa a funcionar quando a carga da bateria se torna insuficiente. A APU fornece energia para quatro motores elétricos, um em cada roda, com tração independente e o motor a combustão, além de mover o carro, fornece energia para a APU, o que também contribui para reduzir as emissões de CO2.
A empresa explica que a APU é potente para fornecer energia a uma pequena propriedade rural e com pequenas modificações, pode ser utilizada como gerador elétrico no caso de queda de energia. Outro fato é que durante a frenagem a energia gerada é transmitida para a carga da bateria. Segundo a montadora, quando no futuro esse sistema for ainda mais aperfeiçoado, os freios tradicionais serão substituídos por freios elétricos, com desperdício mínimo de energia gerada pelo atrito. “E mais, o nosso C30 com tecnologia híbrida acelera de 0 a 100 km/h em nove segundos e atinge velocidade máxima de 160 km/h”, disse Ichiro Sugioka, gerente de projeto do Volvo ReCharge Concept.
Dentre os fabricantes de componentes, a Bridgestone divulga em seu espaço a tecnologia de segurança “Cooling Fin”, que amplia o potencial de aplicação no pneu runflat, nome atribuído aos pneus que rodam vazios numa distância de 80 k, na velocidade de até 80 km/h. O “Colling Fin”, lateral reforçada para SUVs e veículos grandes em pneus tipo runflat, tem a função de reduzir a temperatura do pneu quando se roda com perda de pressão de ar.
Sob os capôs, no interior das portas e em tetos de diversos carros expostos no Salão constam tecnologias e produtos da Delphi. Tratam-se de sistemas de alarme ultra-sônico, sensores de chave, sistema de segurança para desconectar bateria, módulos de suspensão, chicotes, antenas, terminais, bomba de direção hidráulica, sistema diesel Common Rail e outros produtos encontrados, entre outros componentes, em modelos da Audi, BMW, Mercedes-Benz, Peugeot, Renault, Set, Volkswagen e Volvo. Até o veloz Mercedes-Benz SLR Roadster, por exemplo, está equipado com alarme, antena e SDARS (Sistema de Recepção Digital de Áudio por Satélite) da empresa.
A Honeywell Turbo Technologies leva à feira novas tecnologias para pequenos motores diesel e gasolina, além da GDI mais Turbo, que é uma combinação de turboalimentação com injeção direta para motores diesel. Em termos de pesquisa para o futuro, a fabricante dos turbos Garrett irá demonstrar a experiência do desenvolvimento de turbos para o Green Diesel, combustível livre de emissão de gases poluentes que deverá ser produzido a partir de 2009.
No estande da TRW são abordados os sistemas de segurança inteligentes e integrados para prevenir acidentes e tecnologias para economia de combustível, como os sistemas de frenagem híbridos e sistemas de direção eletricamente assistidos. Desta maneira, a empresa irá enfocar a segurança, o ambiente e as competências globais da companhia por meio de demonstrações, simulações e palestras técnicas.
A cada evento do setor automobilístico há uma tendência de fabricação de automóveis menos poluentes por meio de tecnologias alicerçadas em normas ambientais. Por esse motivo, além das tecnologias flex e GNV (Gás Natural Veicular) disponíveis atualmente no País, esperamos que no curto prazo o consumidor brasileiro também tenha opções de veículos totalmente isentos de emissões de poluentes, ou seja, muito mais ecologicamente corretos.
Por Magno Pereira
Obs. até o fechamento dessa matéria não dispúnhamos de informações sobre a participação de outras empresas no evento.