Matéria: Exposição mostra tecnologias GNV em São Paulo

Por Magno Pereira

Empresas que atuam no segmento de Gás Natural Veicular para indústrias e postos de serviços expõem tecnologias do setor na capital paulista

2186Um dia após o presidente da Bolívia, Evo Morales, ter anunciado a estatização das reservas de gás daquele país, teve início no pavilhão verde do Expo Center Norte, em São Paulo, a Expo GNV 2007, com o tema: “A Perfeita Combinação Econômica e Ambiental”. O evento se estende até amanhã (05/05) e é composto por palestras, como por exemplo, “O futuro dos automóveis GNV – Visão das montadoras”, entre outras, além da exposição de equipamentos, serviços de distribuição de GNV e instalação de componentes.

A Petrobras está presente na exposição para divulgar novas formas de distribuição do produto, através da parceria com as empresas CDGN (Companhia Distribuidora de Gás Natural) e a Gás Local. Conforme explicou Marcel F. Jorand, da gerência de Negócios e Adriana Accioly, da área comercial GNV, o modal de transporte GNC (Gás Natural Comprimido) é feito em regiões onde não existe gasoduto e, neste caso, o produto é elevado à pressão de 220 bar para ser transportado em carretas de 6m3, num raio de até 150 km de distância. Por outro lado, a modalidade denominada GNL (Gás Natural Liquefeito), serve para atender postos de serviços de maior porte ou indústrias e, por isso, é reduzido o volume do gás em líquido para ser transportado numa distância de até 900 km. A comunicação visual do estande da estatal destaca essas formas de distribuição e a interação com o público é feita através de um robô, que se locomove e cumprimenta os visitantes.

A Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga também está na mostra e sua participação tem por objetivo divulgar a marca, além dos investimentos em GNV (Gás Natural Veicular) realizados no País. “Em 2005, adquirimos o Fiat Siena Tetrafuel para mostrar a performance e economia do veículo abastecido com nosso combustível e, através disso, passar informações importantes ao nosso consumidor final”, explica Luciane Neukircher, analista de Marketing da Ipiranga. A profissional acrescentou que a petroleira está presente em 16 Estados brasileiros e possui 26% de participação de mercado em GNV. No espaço da Ipiranga está exposto o modelo Tetrafuel da Fiat.

Outra grande empresa presente no evento é a Comgás, com a proposta de orientar as instaladoras de GNV para que a conversão de veículos seja feita corretamente. “Nós trouxemos um ônibus protótipo que vai entrar em testes equipado com três cilindros de 25m3 cada, para que tenha o mesmo rendimento e autonomia de 300 km dos ônibus convencionais”, demonstrou Moisés Pereira de Souza, consultor de Negócios, Mercado Industrial, GNV e Grande Comércio. “A Petrobras e a Ipiranga são clientes da Comgás”, acrescentou se referindo à importância da empresa no abastecimento de gás no País.

A Aspro do Brasil, empresa fabricante de sistemas de compressão para postos de GNV, marca presença na exposição para consolidar e relacionar-se com clientes e fornecedores. “Estamos presente no País com fábricas e redes de assistência técnica. Trouxemos o Compressor para o estande – equipamento que comprime e transforma o gás natural em GNV e GNC -, para divulgar que o nosso produto pega o gás em baixa pressão, o comprime, o resfria e o desloca para um conjunto de cilindros de armazenagem, e depois abastece o veículo por meio do Dispensor, que calcula o volume e mede a massa do gás”, relatou Ailton Leme Siqueira, gerente Industrial da empresa.

No estande da oficina OMVL (Oficina Mecânica Veridiani Liani), distribuidora da Di Bianchi no Brasil, está exposto um motor cedido pelo Senai-Ipiranga movido a GNV. “A idéia de apresentar o kit de 5ª Geração em funcionamento no evento se deve ao fato de que estamos em processo de homologação, devido a esse propulsor atender às normas de emissões Euro IV”, explicou  Henrique Rocha, engenheiro da Di Bianchi.

O evento é organizado pela Folha do GNV, IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) e NGV Communications Group, entre os dias 3 e 4 de maio, das 11h às 20h e amanhã (05/05), das 8h às 17h. Outras informações, acesse o site www.expognv.com

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php