Tegma adquire 108 caminhões Iveco Stralis para ampliar e modernizar a frota e justifica opção pela marca devido aos resultados proporcionados pelos veículos
Por meio da concessionária Cofipe, na capital paulista, a Iveco comercializou 105 Stralis 6×4 e três Stralis 4X2 para a Tegma. A operadora logística destaca que o objetivo do negócio é renovar a frota – formada atualmente por 1.391 veículos – e incorporar modelos que tragam soluções e redução de custos. “Essa aquisição representa o primeiro passo de nossa parceria e optamos pelos Stralis porque esses caminhões aliam alta potência com excelentes médias de consumo de combustível”, justifica Gennaro Oddone, presidente da Tegma. Para o presidente da Iveco, Marco Mazzu, é importante ter clientes bem organizados e estruturados e essa venda comprova a superioridade tecnológica dos veículos e a eficiência dos serviços de manutenção da marca.
Por meio dessa negociação, cerca de 70 caminhões Stralis – equipados com motores de 420 cv de potência – já foram entregues e operam 24 horas todos os dias da semana. De acordo com a empresa, esses veículos estão programados para rodar entre 18 mil e 26 mil km por mês, com capacidade máxima de carga e receberão carretas do tipo tri-trem silo, rodotrem tanque, super bi-trem e tanque semi-reboque de 3 eixos, para garantir o transporte entre 53 e 74 toneladas de peso bruto total combinado.
As primeiras 18 unidades Stralis 6×4 receberam composições semi-reboque de três eixos e já operam para atender a fábrica da Unilever de Indaiatuba/SP, com produtos químicos e petroquímicos trazidos de Santos e Cubatão, no Estado de São Paulo. Além disso, outros três estão alocados no trajeto entre São Paulo e o interior de Pernambuco, também para atender a Unilever no transporte de cargas refrigeradas. Outras 35 unidades irão atender exclusivamente a Shell, no transporte de óleo combustível para a mineradora Samarco, nos trajetos entre São José dos Campos/SP e Anchieta/ES. A nova frota também irá operar com o transporte de combustível de aviação para vários aeroportos do Brasil, com carretas do tipo bi-trem.
Sérgio Bulascoschi, diretor da concessionária Cofipe, acrescenta que os demais caminhões da nova frota serão entregues por etapas e que incluiu na negociação um contrato de manutenção para assegurar assistência a todos os novos Stralis, para cobrir os reparos programados de uso e manutenção, incluindo a substituição de óleos, fluídos e filtros pelo período de três anos. O contrato inclui também assistência emergencial 24 horas (Iveco Dia e Noite), que garante apoio integral ao transportador em qualquer parte do Brasil, todos os dias do ano. Para manter a excelência em atendimento de pós-venda, a Cofipe adaptou para a Tegma um Furgão Daily, o qual servirá como oficina volante, além de estoque de peças e dois mecânicos treinados, que atuarão nas dependências da empresa para manutenção corretiva e preventiva.
Além dos Iveco Stralis, a Tegma possui atualmente uma frota de caminhões composta por modelos da marca Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Ford, equipados com carretas, bitrens, rodotrens e cegonheiras. A operadora logística atua nos setores automotivo, químico (granel sólidos, líquidos, gasoso), frigorificado, refrigerado e paletizado, armazenagem e distribuição de matéria-prima e de produtos acabados, além de suporte para a indústria automotiva.
Por Magno Pereira