Mark Webber vence GP do Brasil de Formula 1; Massa é o 5º

O australiano Mark Webber (Red Bull) fechou a temporada 2011 da Formula 1 com vitória no Grande Prêmio do Brasil deste domingo, 27, no circuito de Interlagos. Seu companheiro de equipe e campeão por antecipação, Sebastian Vettel, chegou em segundo e Jenson Button (McLaren) garantiu o vice-campeonato mundial ao fechar o pódio na terceira colocação.

9080

Largando na pole, Vettel manteve a posição à frente de Webber nas primeiras voltas, mas a equipe informou o alemão que seu carro tinha problemas de câmbio. Com Vettel diminuindo gradativamente o ritmo para preservar equipamento, o australiano se aproximou e assumiu a liderança da corrida para não mais perder. No entanto, a Ferrari levantou a hipótese de o suposto defeito ser apenas um jogo de equipe disfarçado para favorecer Webber, já que o segundo piloto da Red Bull ainda tinha chances de se sagrar vice-campeão da temporada. Com a vitória, o australiano terminou o ano na terceira colocação na tabela de pontos, ultrapassando o espanhol Fernando Alonso, que encerrou o ano em quarto, tanto na classificação do campeonato quanto na corrida em Interlagos.

9078

Os três brasileiros enfrentaram problemas durante a corrida. Bruno Senna (Renault), que largou em 9º, teve sua corrida complicada após o toque com Michael Schumacher (Mercedes), que furou o pneu do alemão e quebrou o spoiler do brasileiro. Bruno foi considerado culpado pelo acidente e foi punido pela direção da prova com um drive through (passagem obrigatória pelos boxes). A tentativa de recuperação do brasileiro foi frustrada pela perda da quarta marcha do câmbio, fazendo com que ele terminasse apenas na 17ª colocação.

9076

Felipe Massa perdeu um dos jogos de pneus macios para a corrida por causa de um furo detectado ainda no sábado. Obrigado a fazer uma parada a menos, Massa não conseguiu ir além do 5º lugar, ainda contando com a sorte da quebra de câmbio de Lewis Hamilton (McLaren), que ameaçava sua posição. Foi o 100º Grande Prêmio do brasileiro pela Ferrari, fato que rendeu uma grande comemoração da equipe após o treino classificatório de sábado.

Brazilian GP Saturday 26/11/11

Já Rubens Barrichello, que pode ter feito sua última corrida na Formula 1, passou o GP inteiro tentando escalar o pelotão após uma largada muito ruim, onde caiu de 12º para 20º. “Nós pensávamos que ia chover hoje, então corremos uma primeira marcha muito longa”, revela Barrichello, que disse ter se divertido durante a corrida brigando no pelotão intermediário e cruzando a linha de chegada em 14º. O brasileiro também agradeceu à equipe Williams pelo trabalho durante o ano, mesmo com a temporada difícil devido ao carro pouco competitivo. Quanto ao futuro incerto dentro da categoria, Barrichello se mantém otimista. “Houve muita conversa neste fim de semana, mas acredito que vou estar de volta na próxima temporada”, afirmou, ainda sem vaga garantida para disputar seu 20º campeonato em 2012.

Brazilian GP Saturday 26/11/11

Confira a classificação final do Grande Prêmio do Brasil
Autódromo José Carlos Pace – Interlagos, São Paulo/SP

1) Mark Webber (AUS) – Red Bull-Renault
2) Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull-Renault
3) Jenson Button (GBR) – McLaren-Mercedes
4) Fernando Alonso (ESP) – Ferrari
5) Felipe Massa (BRA) – Ferrari
6) Adrian Sutil (ALE) – Force India-Mercedes
7) Nico Rosberg (ALE) – Mercedes
8) Paul di Resta (GBR) – Force India-Mercedes
9) Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber-Ferrari
10) Vitaly Petrov (RUS) – Renault
11) Jaime Alguersuari (ESP) – Toro Rosso-Ferrari
12) Sebastien Buemi (SUI) – Toro Rosso-Ferrari
13) Sergio Perez (MEX) – Sauber-Ferrari
14) Rubens Barrichello (BRA) – Williams-Cosworth
15) Michael Schumacher (ALE) – Mercedes
16) Heikki Kovalainen (FIN) – Lotus-Renault
17) Bruno Senna (BRA) – Renault
18) Jarno Trulli (ITA) – Lotus-Renault
19) Jerome d’Ambrosio (BEL) – Marussia Virgin-Cosworth
20) Daniel Ricciardo (AUS) – HRT-Cosworth

Abandonos
Vitantonio Liuzzi (ITA) HRT-Cosworth – Volta 61
Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes – Volta 46
Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth – Volta 26
Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth – Volta 21

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php