O ar-condicionado é um item essencial para muitos brasileiros por garantir o conforto térmico dentro do veículo em dias de calor. Porém, sua manutenção é muitas vezes negligenciada, causando situações que vão desde o mau funcionamento do sistema, até problemas respiratórios por conta da proliferação de ácaros, fungos e bactérias.
Cuidados com o ar-condicionado
Empresa fabricante de componentes de reposição para ar-condicionado automotivo, a Marelli Cofap destaca a importância de realizar a manutenção preventiva para evitar dores de cabeça no futuro. Segundo a empresa, a verificação deve ocorrer a cada seis meses se o veículo circula em ambientes sem muita poeira, ou em menos tempo, em casos onde a circulação ocorra em grandes centros urbanos.
Um dos principais itens que necessitam de atenção é o filtro de cabine, responsável por bloquear a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. A perda de eficiência do ar-condicionado, o mau cheiro quando a ventilação está acionada e a presença de pequenas manchas no elemento filtrante podem ser sinais de que está no momento de efetuar a troca do filtro.
O compressor e o condensador, responsáveis pela refrigeração do ambiente, necessitam também de atenção especial no momento da revisão para garantir seu bom funcionamento e o conforto térmico dentro do veículo.
Processo de oxisanitização
Outro ponto destacado pela Marelli Cofap é o tratamento do habitáculo utilizando equipamentos adequados, como o higienizador de veículos Ozonator, que atua através do processo de oxisanitização, auxiliando na eliminação de vírus, bactérias, ácaros, insetos, mofo, substâncias químicas danosas, fumaças e odores.
De forma natural, o procedimento elimina as impurezas que se acumulam dentro do carro e no sistema do ar-condicionado, podendo ser realizado conjuntamente com a troca de filtro. A oxisanitização é um processo que pode levar de 15 a 25 minutos, dependendo do tamanho do veículo.