Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Manutenção preventiva em máquinas agrícolas garantem melhor produção

Soluções simples evitam maiores problemas e otimizam o trabalho no campo 

 

Segundo a Tramontina Pro, máquinas agrícolas em más condições ou sem manutenção podem acarretar prejuízos à produção se pararem de funcionar, sem contar os riscos que oferecem à segurança dos trabalhadores. Mas é possível evitar esses tipos de problemas incluindo ações de manutenção preventiva na rotina de trabalho.

Uma delas é verificar com frequência a fixação das peças, que pode ir se perdendo com o uso constante. Ao fazer isso, é possível identificar também componentes comprometidos, que podem vir a causar problemas. Providenciar a substituição destas peças garante não só qualidade e segurança no serviço como contribui para prolongar a vida útil do maquinário.

Para este tipo de ajuste, a Tramontina Pro considera algumas ferramentas como  

– As chaves de aperto, por exemplo, são ideais para apertar e afrouxar parafusos ou porcas. Disponíveis em diversos tamanhos e modelos, são fabricadas com matéria-prima que garante resistência e durabilidade.

– Já os torquímetros são ferramentas de precisão, que permitem o torque de aperto adequado conforme especificação do fabricante para cada máquina.

– Um jogo de soquetes que ofereça itens adequados a cada necessidade também é recomendável.

– Quando a tarefa for puxar, prender, enrolar, deformar e cortar, os alicates são a solução.

 

Outra ação que deve fazer parte do cotidiano é a verificação de níveis de água, fluidos e combustíveis, além da checagem da limpeza. Com a exposição ao sol, vento e umidade, além do acúmulo de terra e outras matérias, muitos componentes podem perder a lubrificação ou não funcionar como deveriam. Um exemplo é o radiador, que, com acúmulo de sujeira, pode deixar de resfriar o motor, causando superaquecimento. Com essas medidas de segurança, os imprevistos se tornam muito raros e é possível prevenir grandes prejuízos.

Ainda assim, a manutenção corretiva, que é aquela que ocorre durante o uso, às vezes é necessária. Nestes casos, é provável que a máquina esteja na lavoura, longe da sede, sendo necessário o deslocamento dos equipamentos. Assim, não basta ter um estoque de peças para reposição e kits de ferramentas, é preciso ter onde transportá-los com segurança, agilidade e organização. 

Existem no mercado, soluções como, baús metálicos multiuso. A linha Tramontina Pro possui baús metálicos com capacidade de armazenagem de até 700 kg, possuem estrutura em chapas de aço conformadas e soldadas. O baú tem a opção de personalização da cor, além de ser encontrado em dois tamanhos: 36” e 48”. 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php