A Mann+Hummel, detentora das marcas Mann-Filter e Purolator Premium Plus, orienta que a manutenção dos filtros do ar, óleo e combustível das motocicletas aumenta a vida útil do motor e reduz a emissão de poluentes. Com uma frota nacional de aproximadamente 7 milhões de motocicletas e uma circulação diária de cerca de 506 mil motocicletas, somente na cidade de São Paulo.
Essencial para a durabilidade da motocicleta, o filtro do ar tem a função de separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. Sem esse filtro, o consumo de combustível do veículo aumenta, eleva os índices de poluição e contribui para o desgaste excessivo das partes móveis, como pistões, anéis, bielas, cilindros, virabrequim, etc.
Para o bom desempenho outro fator é a qualidade do combustível utilizado. Atuando na retenção de sujeiras encontradas na gasolina, o filtro de combustível evita o entupimento da agulha de injeção, responsável pelo transporte do combustível para o motor, carburadores e bicos injetores. Para as motos com injeção eletrônica ocasiona, além dos problemas acima, a queima da bomba de combustível. Uma motocicleta sem este filtro fica vulnerável aos contaminantes presentes nos combustíveis, podendo comprometer o sistema de injeção/alimentação.
O filtro do óleo, por sua vez, impede a circulação do óleo contaminado e das partículas metálicas que são desprendidas pelo atrito entre as peças. Dessa forma, a correta manutenção do filtro do óleo contribui para o aumento da vida útil do motor. A troca desse filtro deve ser realizada toda vez que se trocar o óleo lubrificante. Caso contrário, a durabilidade do óleo novo pode ser reduzida em até 30%.