A Mann Filter divulga comunicado orientado os caminhoneiros em relação a manutenção de filtros do combustível, peças fundamentais para o bom funcionamento dos caminhões. Manter a manutenção em dia, além de fazer com que cada filtro desempenhe sua função com mais eficácia, aumenta vida útil do motor e de componentes como turbina, por exemplo, além de reduzir as emissões de poluentes e o consumo de combustível.
A empresa ressalta que o filtro do combustível saturado provoca a perda de potência do motor, gerando, além de danos ao veículo, prejuízos ao motorista, pois provoca perda de quilometragem. Ele retém do combustível partículas como ferrugem e resíduos do tanque, sendo utilizado em todos os motores movidos a diesel. O componente protege o bico injetor, unidade injetora, bomba injetora e agregados do sistema de alimentação do combustível.
Quando este item é usado além de sua capacidade, não cumpre adequadamente sua função, causando borras no motor e podendo até fundi-lo, tendo de ser substituído a cada troca do óleo lubrificante, para não reduzir a durabilidade do óleo novo no motor. Um filtro muito sujo pode aumentar o consumo de combustível e aumenta o nível de emissão de poluentes (fuligem negra), prejudicando o meio ambiente e ocasionando multa em algumas cidades.
Já o filtro de cabine, que retém a entrada de partículas como pó, fuligem, gases nocivos e bactérias, proporcionando ar puro no interior do caminhão, auxilia também na prevenção de problemas respiratórios, uma vez que, além de combater a entrada de poluição, previne a proliferação de ácaros, um dos principais causadores deste tipo de doença.
A consultoria da Mann Filter afirma que a troca dos filtros dos caminhões depende de alguns fatores. “O elemento filtrante do ar de um caminhão que roda em uma usina de açúcar, por exemplo, pode trabalhar por 10 mil quilômetros; o mesmo caminhão rodando em uma rodovia sem trânsito pode chegar a rodar 100 mil quilômetros. Portando, a manutenção deve ser feita conforme orientação do fabricante do veículo ou quando o indicador de manutenção acusar a necessidade da troca”, diz André Gonçalves, consultor técnico da empresa.
Gonçalves ainda faz ressalva em relação a outros filtros. “A troca do filtro do combustível varia muito entre cada veículo, por isso, deve-se respeitar a orientação do fabricante. O filtro de óleo deve ser trocado a cada substituição do óleo lubrificante; já o filtro de cabine também depende das condições onde veiculo trafega, mas no mínimo a cada seis meses em condições de uso rodoviário/urbano e antes para rural. Já o filtro desumidificador do sistema de freios deve ser trocado conforme orientação do fabricante do veiculo”.
Algumas condições de tráfego eximem manutenção dos filtros com mais frequência. Condições de tráfego intenso onde o veículo fica parado com motor ligado é um caso em que o elemento filtrante está trabalhando, mas o odômetro do veiculo está parado; o mesmo ocorre em condições severas em que o veículo fica exposto a partículas suspensas no ar, como em usinas de álcool ou mineradoras por exemplo.