Mann-Filter alerta para a manutenção correta de filtros para motos

626-MANN-FILTER-MOTOR

A Mann-Filter, fabricante de filtros automotivos, alerta para a importância da manutenção correta dos filtros em motocicletas – um mercado cresceu 160% nos últimos 10 anos. “Nem todas as motos saem de fábrica com todos os filtros. É uma configuração que a montadora define, mas as instruções do manual do proprietário devem ser seguidas à risca para evitar danos ao motor e riscos ao condutor”, explica o consultor técnico da Mann-Filter, André Gonçalves.

Os filtros para motocicletas possuem a mesma função que os dos carros, que é de reter partículas indesejadas no ar, óleo e combustível. Além respeitar as instruções do manual do proprietário, durante a manutenção, deve ser levado em consideração também onde esta motocicleta irá trafegar.

“Normalmente, o filtro do ar é mais exigido nas motos, por ficar mais exposto. Se trafegar constantemente em estrada de terra, ou em grandes centros urbanos, nos chamados ‘corredores’, no qual existe uma poeira fina de diversas origens, a tendência é que o meio filtrante do ar sature mais rapidamente nas duas condições. Neste caso, é necessária a avaliação por parte de um técnico em lubrificação”, orienta.

Entre os problemas que a manutenção incorreta dos filtros pode apresentar, está até a perda da garantia da motocicleta, caso ainda esteja em vigor. “Muitas vezes a troca de óleo acaba passando da quilometragem ideal e, quando efetuada, os filtros saturados não são trocados, falha muito comum. Outro fato muito comum é a remoção do elemento filtrante do ar, isto reduz drasticamente a vida útil do motor além de consumir mais combustível. Por isso a Mann-Filter tem esta preocupação de sempre alertar e orientar os proprietários acerca da manutenção dos filtros”, finaliza.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php