Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Mangueiras de arrefecimento: saiba quando trocar

Componentes têm a função de realizar a condução dos fluídos para o resfriamento e controle de temperatura do motor do veículo

As mangueiras de arrefecimento são como as veias do corpo humano, uma vez que elas têm o importante papel de conduzir os fluidos para o resfriamento e o controle de temperatura do motor do veículo. Portanto, para evitar problemas graves, é fundamental fazer a análise do componente na manutenção preventiva.

 

Caso o veículo não esteja com o sistema de arrefecimento em ordem, o motor pode superaquecer ocasionando a quebra ou até mesmo a perda do propulsor, que irá fundir seus componentes mecânicos e, também, perder o conjunto por completo. Por isso, é importante fazer a análise visual das mangueiras e, também, verificar se existe algum ponto de ressecamento, trincas ou pequenos vazamentos, o que é de fácil visualização.

 

Com isso, é possível identificar vazamentos na estrutura do cofre do motor ou marcas no chão da garagem, onde o veículo fica estacionado. Também é fundamental conferir o nível do líquido do sistema de arrefecimento, mantendo sempre entre as marcações de máximo e mínimo do reservatório. Se notar baixa no líquido, pode ser sinal de algum vazamento no sistema de arrefecimento do carro.

 

Ademais, para manter a vida útil o ideal não é fazer adaptações no sistema, o que pode causar atrito com algum componente do bloco e levar a um rompimento. Ainda é possível fazer a checagem manual através do tato apertando as mangueiras para verificar se o conjunto não tem nenhum ponto com aparência rígida, com a estrutura ressecada ou quebradiça. Contudo, esse procedimento deve ser feito sempre com o carro desligado com motor frio.

 

Já para a troca das mangueiras de arrefecimento é importante sempre utilizar abraçadeiras metálicas de rosca sem fim de cantos arredondados para não cortar ou marcar o componente. Também é possível utilizar uma abraçadeira elástica conforme o padrão original utilizado pela fabricante do veículo, para melhor fixação sem danificar a estrutura da mangueira no aperto do conjunto.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php