Mais de 6 mil veículos quebram na estrada durante as férias

De acordo com dados da Ecovias, entre os dias 21 de dezembro de 2009 e 03 de janeiro de 2010,  6.101 veículos tiveram algum tipo de problema (pane elétrica, seca, mecânica ou danos nos freios) nas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes, uma média de 435 automóveis por dia.

Para evitar problemas durante as viagens de fim de ano, o GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) alerta o reparador sobre a importância de indicar a manutenção preventiva do veículo aos seus clientes. “A manutenção preventiva custa, em média, 30% menos do que a corretiva, pois, em alguns casos, esse valor pode ser bem superior, como por exemplo, a quebra de uma correia dentada pode custar 10 vezes mais do que a troca da peça no período determinado pelo manual do fabricante”, explica o coordenador do GMA, Antônio Carlos Bento.

Com o objetivo de reforçar o procedimento a instituição possui a campanha “Carro 100% / Caminhão 100%”, que recomenda que o mecânico faça a checagem dos seguintes itens:

– Sistema de arrefecimento: Verificar o nível do líquido e também fazer a troca do mesmo uma vez por ano para evitar o superaquecimento do veículo em viagens longas e com pontos de congestionamento.

– Sistema de freios: Checar os estado das pastilhas, lonas e o nível do líquido do freio. Fazer as trocas, conforme determina o manual do fabricante.

– Rodas: Verificar o estado das rodas. Trincas podem comprometer a estabilidade do veículo.

– Pneus: Importante item de segurança tem vida útil de acordo com a quilometragem e uso. O desgaste excessivo prejudica a frenagem e coloca em risco a segurança de motorista e ocupantes. A calibragem também deve ser feita periodicamente, conforme orientação do manual do fabricante para evitar o desgaste prematuro.

– Suspensão: Molas e amortecedores precisam ser vistoriados, itens responsáveis pela dirigibilidade do veículo.

– Iluminação: Luzes de feio e de ré, faróis e lanternas devem estar funcionando, pois são componentes de segurança do veículo.

– Palhetas do pára-brisa: As borrachas ressecam com o uso e exposição ao sol e comprometem a limpeza do vidro, prejudicando a visibilidade. A troca da palheta deve ser feita a cada seis meses. Não esquecer de verificar também o nível do líquido do reservatório utilizado para a limpeza do pára-brisa.

– Óleo do motor: O nível do óleo do motor deve ser checado e a troca deve ser respeitada nos períodos determinados para garantir o bom funcionamento do motor.

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