Mais de 50% da frota necessita de manutenção preventiva

Conforme Estudo da Frota do Sindipeças, do total de 26 milhões de veículos, 57% já ultrapassaram os 100 mil km rodados e, portanto, precisam passar por uma manutenção preventiva. A média anual de quilometragem é de 13.275 e tem permanecido estável nos últimos anos, indicando que o motorista mantém o mesmo comportamento com relação à quilometragem do veículo. Contudo, 53% dos carros com mais de cinco anos de uso já têm quilometragem superior a 50 mil e 25% já ultrapassaram os 100 mil km.

Outro fato é que mesmo com as vendas em alta de veículos novos, a idade média da frota brasileira está estimada em 9,1 anos, segundo dados da GIPA, órgão internacional que realiza pesquisa de pós-venda. E, devido à falta de informação, a maior parte dos motoristas não têm o hábito de fazer manutenção no veículo que, quando ultrapassa os 100 mil km rodados, necessita de revisão de uma série de itens, conforme plano de manutenção recomendado pelo SINDIREPA-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo).

Conforme dados do CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), na cidade de São Paulo, onde circulam 6 milhões de veículos todos os dias, a falta de manutenção provoca a média diária de 407 remoções.  Em um mês, são retirados das ruas da capital paulista 9.176 veículos por causa de falhas mecânicas (4.870 casos), panes elétricas (1.811), pneu furado (546) e pane seca (106 ocorrências). Essas quebras pioram ainda mais as condições de tráfego em horários de pico que registram velocidade média de 25 km por hora.

Para reverter essa situação, o GMA (Grupo de Manutenção Automotiva), que reúne toda a cadeia produtiva da reposição automotiva, acredita que a conscientização do motorista em prol da manutenção preventiva do veículo é um fator importante para tornar o trânsito mais seguro.

Baseado em uma pesquisa, o GMA identificou que o fator veículo foi responsável por 27% dos acidentes em uma amostra de mais de 3 mil ocorrências. Além disso, as Inspeções Veiculares Gratuitas realizadas desde dezembro de 2006, na cidade de São Paulo, revelam que os mais de 2 mil veículos inspecionados apresentaram um ou mais problemas nos itens checados.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php