Mahle mostra tecnologias para eficiência energética e redução de emissões

Powercell de baixo atrito: menor consumo e emissões
Powercell de baixo atrito: menor consumo e emissões

Em conformidade com o tema “Eficiência Energética e Gases do Efeito Estufa: Impactos da Evolução da Tecnologia Automotiva” do próximo Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), que será realizado entre os dias 5 e 6 de setembro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, a Mahle Metal Leve mais uma vez participa desta que é uma das principais vitrines tecnológicas do País.

Este ano, a Mahle terá um veículo exposto em seu estande, que destacará algumas das mais relevantes tecnologias desenvolvidas pelo Centro Tecnológico Mahle já à disposição do mercado. Interações digitais mostrarão detalhadamente cada um dos produtos e suas características, seguidas da comprovação dos bons resultados obtidos por cada uma dessas tecnologias medidas em laboratório.

SmartHeat é um sistema eletrônico autocontrolável de partida a frio
SmartHeat é um sistema eletrônico autocontrolável de partida a frio

De acordo com Ricardo Simões de Abreu, palestrante do evento e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Tecnológico Mahle Metal Leve, “Essa é mais uma ótima oportunidade de mostrar que o desenvolvimento conjunto para sistemas veiculares acelera muito o seu processo de viabilização, ainda que isso não venha a representar uma aliança comercial entre as empresas. Com certeza, os resultados dessa parceria estabelecida entre Mahle, Umicore e Continental em breve estarão presentes nos próximos lançamentos da indústria”.

Algumas das tecnologias e produtos que serão mostrados no estande Mahle:

SmartHeat: Atua no aquecimento do combustível e excede os conceitos existentes, já que reduz o tempo de partida e o tempo de pré-aquecimento do etanol. Consome menor energia e diminui drasticamente a emissão de gases na fase fria.
– Reduz o tempo de pré-aquecimento em até 66%
– Reduz o tempo de partida na ordem de 13% a 18%
– Reduz a energia para aquecimento em até 72%
– Redução possível de 3% de NOX, 15% de NMHC – Etoh e 45% de CO2
– Possível redução do catalizador
Radiador de Alta Eficiência:
– Dimensões reduzidas
– Alta performance térmica
– Menor potência elétrica do eletro-ventilador na ordem de até 50W
– Menor massa seca e molhada

Intercooler indireto integrado – iCAC (indirect Charge Air Cooler):
– Resfriador do ar de admissão integrado ao coletor
– Dimensões reduzidas
– Baixa perda de carga
– Não necessita de mangueiras de ar
– Montagem direta no coletor de admissão

Powercell de baixo atrito – Pistões e Anéis:
– Menor consumo de combustível e de poluentes
– Compatível com óleos de baixa viscosidade
– Redução de CO2 na ordem de 0,50 g/km (NEDC)
Pistões:
– EVOLITE com desenho otimizado proporcionando menor massa

Anéis:
– Altura e força tangencial reduzida
– Camada superficial de baixo atrito – DLC

Bomba de Óleo Variável:
– Redução de combustível em até 2,5%
– Otimização no sistema de lubrificação visando à demanda necessária por componentes

Compressor Mini de deslocamento variável para ar-condicionado:
– Desenvolvido para veículos sub-compactos e compactos visando economia de combustível e melhoria do conforto para os passageiros
– Redução no consumo de combustíveis até 13%, dependendo da referência
– Melhor estabilização da temperatura e conforto para os passageiros
– Menor frequência de ciclagem
– Menor massa

Ainda, a Mahle estará presente no SIMEA com 4 artigos técnicos:
• PAP93 – Abordagem da influência do design na taxa de fluxo de ar através dos trocadores de calor
Ricardo Silva, Thaís Castro, Paulo Bandeira, Silvio Ocon, Carlos Sedano, Diego Erberelli (Volkswagen, ENGBRAS, UNICAMP e Mahle)
• PAP20 – Impacto dos óleos de baixa viscosidade nos componentes de motores diesel pesados
Edney Rejowski, Eduardo Tomanik, Juliano Souza (Mahle)
• PAP33 – Novos desafios para a filtragem dos combustíveis
José Bazaneli, Fernando Yoshino, Fabio Moreira, Bruno Aguiar, Marcelo Wood (Mahle)
• PAP17 – Correlação da fadiga térmica entre simulação e teste de bancada para casos transientes em trocadores de calor
João Sparvoli, Rodrigo Lucio, Edison Miyauchi, Helio Nakamura (Mahle)

Serviço
SIMEA 2016

Data: 5 e 6 de setembro
Horário: 8h às 19h
Local: Centro de Convenções Rebouças

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