A Mahle declara que está trabalhando para melhorar seu sistema de filtração para diesel, visando a lei da nova composição do combustível, que passa a vigorar em 2017. De acordo com a empresa, o filtro Blindagua é um separador de água e de impurezas de duplo estágio montado no chassi dos caminhões, testado para atendimento das condições de mercado indicadas já para a legislação de 2019, ou seja, o combustível com a adição de 10% de biodiesel.
A lei estabelece a adição de 8% de biodiesel no diesel a partir de março de 2017. A previsão governamental é aumentar gradualmente dos percentuais de biodiesel acrescentados ao diesel nos próximos três anos: B8 em 2017, B9 em 2018 e B10 em 2019.
Em seu Centro Tecnológico, a Mahle avalia o impacto destes percentuais maiores de biodiesel nas tecnologias de filtração, principalmente devido à necessidade de filtração de maior quantidade de contaminantes e maior dificuldade de separação de água nestas condições.
Segundo a empresa, o biodiesel é mais higroscópico, ou seja, absorve mais água, o que aumenta a quantidade de água no diesel e dificulta sua separação. Maior presença de água significa corrosão em bombas de combustível, bicos injetores, válvulas e componentes em geral do sistema de injeção de combustível do motor, aumentando necessidade de reparo e custo de manutenção.
A presença de água em maior quantidade também gera um crescimento microbiológico mais intenso no combustível, afirma a Mahle, tendo como consequência o aumento da quantidade de sedimentos de origem biológica. Estes sedimentos podem reduzir o intervalo de troca da filtro separador de água pelo aumento da obstrução na linha de combustível.
Com a tendência da adição de maiores índices de biodiesel ao diesel, o Centro Tecnológico Mahle afirma estar trabalhando no aprimoramento do filtro Blindagua para porcentagens maiores de biodiesel. A empresa pretende se antecipar e desenvolver um produto capaz de trabalhar em condição de adição de até 20% de biodiesel, antecipando-se a eventuais novas orientações determinadas pelo governo.