Magneti Marelli resume participação no esporte a motor em 2013

A Magneti Marelli Motorsport, divisão de competição da fabricante de componentes automotivos, esteve presente em todas as principais categorias do esporte a motor mundial em 2013. Em especial, a empresa destaca sua participação na Fórmula 1, onde todos os carros usam injetores de combustível criados sob medida pela Magneti Marelli Motorsport. A empresa fornece também o sistema de recuperação de energia cinética na frenagem, o KERS, para alguns dos times principais, desenvolvendo componentes estratégicos como o motogerador, o inversor e o controle eletrônico das baterias. A Magneti Marelli também fornece para várias equipes de F-1 peças como bobinas, bombas de combustível, sensores e alternadores.

Fernando Alonso em Interlagos com sua Ferrari neste domingo, 24/11
Fernando Alonso em Interlagos com sua Ferrari neste domingo, 24/11

Ainda na Fórmula 1, o sistema de telemetria WI-FI V2X Racing, testado pela primeira vez em 2012, é usado para a transmissão de informações dos carros para os boxes. Essa tecnologia permite o compartilhamento em tempo real de uma maior quantidade de informações entre o carro, o box e os técnicos, além da transmissão de voz entre o piloto e a equipe. A Magneti Marelli está trabalhando também no desenvolvimento do sistema bi-direcional Wi-Fi V2X Racing de transmissão de dados com a capacidade de enviar vídeos com resoluções Full HD.

Já o ano de 2014, segundo a empresa, será um desafio até mesmo no que diz respeito aos sistemas de combustível para a Fórmula 1, graças às novas regras de motorização. A Magneti Marelli Motorsport conta que já está testando injetores e bombas para motores GDI com pressões de combustível de até 500 bar, além de oferecer bobinas de alta tensão de alta energia para motores turbo e unidades de controle eletrônico (ECU) para o controle de injetores GDI e bobinas de ignição de alta tensão, que utilizarão uma nova arquitetura de sistema elétrico multi-voltagem.

No Campeonato Mundial de Endurance (WEC), os protótipos de Le Mans (LMP) das equipes de ponta estão usando telemetria, sistemas de obtenção de dados e ferramentas de análise Wintax fornecidos pela Magneti Marelli. A empresa também está desenvolvendo para a LMP o sistema ERS (Sistema de Recuperação de Energia), tendo em vista os novos regulamentos em 2014. Essa tecnologia combina o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) com o HERS (Sistema de Recuperação de Energia Térmica).

Protótipo da Audi no Campeonato Mundial de Endurance (WEC)
Protótipo da Audi no Campeonato Mundial de Endurance (WEC)

Nas séries FIA GP2 e GP3, a Magneti Marelli fornece, para todas as equipes, o sistema completo de controle do motor, a caixa de câmbio eletroativada e o sistema de obtenção de dados com software Wintax. No Campeonato Mundial de Rali (WRC), a Magneti Marelli é a fornecedora oficial da equipe Citroën. Entre os produtos usados no modelo DS3 WRC, estão a central de controle eletrônico do motor e módulos de aquisição de dados com o software Wintax.

Brasileiro Felipe Nasr correndo na GP2, categoria de acesso à Formula 1
Brasileiro Felipe Nasr correndo na GP2, categoria de acesso à Formula 1

Na Fórmula Indy, a Magneti Marelli fornece componentes de ignição e de alimentação de gasolina. A empresa também fechou uma parceria técnica com a Honda Performance Development para o desenvolvimento de componentes de powertrain para uso na Indy, onde a Honda fornece o motor Honda V6 turbo HI13RT com injeção direta. Pelo acordo, a Magneti Marelli e a HPD devem ampliar o programa de cooperação técnica para outras competições de automobilismo de alto desempenho, como o WEC (Campeonato Mundial de Endurance) e o North American Road Racing que, em 2014, vai agregar o American Le Mans com o Campeonato Grand-Am.

Magneti Marelli também está presente na Formula Indy
Magneti Marelli também está presente na Formula Indy

No motociclismo, a Magneti Marelli fornece a todas as equipes da MotoGP a possibilidade de contar com o Sistema de Controle Eletrônico, que inclui a unidade de controle eletrônico do motor (ECU) e chassis com data logger integrado, além de ferramentas para o planejamento estratégico de desenvolvimento e análise de dados, o painel, a botoeira no guidão e da plataforma inercial para o controle dinâmico e da suspensão da moto. A empresa ainda fornece componentes-chave para Yamaha e Ducati, como unidades de controle eletrônico do motor, de aquisição de dados, bobinas, injetores, alternadores e reguladores de pressão.

Através da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), a divisão de competição da empresa fornece o regulador de pressão de alimentação para todas as equipes de MotoGP, a fim de garantir o desempenho e a conformidade com a regulamentação.

Já no Campeonato Mundial de Superbike (WSBK), a Magneti Marelli fornece à equipe Kawasaki a central de controle do motor, aquisição de dados, painel de instrumentos e até mesmo a plataforma inercial que permite determinar o grau de inclinação da moto. Para a Ducati, a contribuição da Magneti Marelli Motorsport é relevante, por meio do fornecimento de controle eletrônico do motor com o sistema data logger integrado. Componentes Magneti Marelli também são aplicados em sistemas da Aprilia.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php