A Magneti Marelli promove amanhã (12/12), às 16h, a formatura de mais 37 alunos das escolas Formare instaladas em suas unidades de Mauá e São Bernardo, na região do Grande ABC, no Estado de São Paulo. Os formandos de Mauá receberão o certificado de Assistente de Produção e Montagem Mecânica; e os de São Bernardo, de Assistente de Produção e Serviços, ambos reconhecidos pelo Ministério da Educação por meio da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
No decorrer de 2007, os alunos receberam bolsa-auxílio de meio salário mínimo, transporte, alimentação, convênio médico e odontológico e tiveram aulas teóricas e práticas em escolas construídas dentro das fábricas da Magneti Marelli, no ABC. Além de disciplinas técnicas, como desenho mecânico e automação, os jovens também contaram com aulas de comunicação, relacionamento, inglês, saúde, educação física, entre outras.
O Formare é um programa da Fundação Iochpe e tem por objetivo oferecer cursos de educação profissional para jovens de baixa renda, com know how de grandes empresas para proporcionar chances reais de emprego aos adolescentes das comunidades onde as fábricas estão inseridas. O grande diferencial do projeto é que as aulas são ministradas pelos funcionários da própria empresa.
A Magneti Marelli aderiu ao Formare em fevereiro de 2004, transformando-o em seu principal projeto de responsabilidade social no País. Desde então, já formou 260 jovens nas cinco escolas instaladas nas unidades de Amparo, Hortolândia, Mauá e São Bernardo, em São Paulo, e Lavras, em Minas Gerais. O Grupo possui cerca de 320 funcionários-voluntários envolvidos com o projeto e já investiu mais de R$ 2 milhões em sua manutenção.