A Magneti Marelli comemora em 2014 a parceria de uma década com o projeto Formare, principal programa de responsabilidade social da empresa. O Formare é um projeto de aprendizagem profissional criado em 1988 que oferece ensino profissionalizante, por meio da ação voluntária, para jovens de populações de baixa renda, com o objetivo de integrá-los à sociedade como cidadãos e profissionais.
A primeira escola Formare da Magneti Marelli foi fundada em 2004 dentro da planta de Hortolândia/SP. Desde então, segundo a empresa, 763 jovens já frequentaram os cursos oferecidos nas escolas mantidas pela empresa dentro de suas fábricas. O projeto é realizado em parceria com a Fundação Iochpe, organização que se dedica a apoiar profissionais e empresas em suas ações de desenvolvimento sustentável. Segundo dados da própria Fundação, cerca de 80% dos ex-estudantes do Formare entram no mercado de trabalho logo após o término do curso.
A Marelli mantém escolas Formare nas fábricas de Hortolândia, Amparo e Mauá, no interior de São Paulo, e de Lavras, em Minas Gerais. Ao todo são oferecidos quatro cursos diferentes, todos com duração de um ano: Assistente de Manutenção de Máquinas Automatizadas de Produção (Hortolândia), Operador de Manufatura de Produtos em Metal e Serviços (Amparo), Mecânico de Produção e Montagem de Produtos (Lavras), Assistente de Produção e Montagem Mecânica (Mauá/Santo André). Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Os educadores dos cursos são os próprios funcionários da Magneti Marelli, que atuam de forma voluntária durante o horário de trabalho. Hoje, a empresa conta com cerca de 400 educadores voluntários trabalhando no projeto, que recebem um treinamento específico e se tornam aptos a transmitir seus conhecimentos para os adolescentes.
Cada curso atende a 20 jovens, selecionados na comunidade por meio de provas, entrevistas e visitas domiciliares (que atestam sua verdadeira necessidade em participar do projeto) e recebem todos os benefícios para que possa frequentar as aulas de maneira satisfatória, incluindo transporte, bolsa-auxílio, refeição e assistência médica. Além de aulas técnicas, o curso também aborda temas como higiene, saúde, segurança, comunicação e relacionamento, diversas atividades de integração (música e teatro, horta e libras, por exemplo).
Depois de concluir o curso, o aluno pode ser empregado na própria unidade da Magneti Marelli, dependendo do número de vagas disponíveis na empresa e também da idade do candidato, além de outros critérios classificatórios.