Segundo a empresa, problemas no componente podem levar o motor do veículo a fundir
A Magneti Marelli destaca a importância das válvulas termostáticas para a vida útil do motor. A empresa explica que, sendo um dos componentes mais importantes do sistema de arrefecimento, a função das válvulas termostáticas é manter a temperatura do motor dentro dos parâmetros especificados pela montadora do veículo, bloqueando ou liberando a passagem do líquido de arrefecimento para o radiador. O componente também desempenha um papel essencial na redução da emissão de poluentes e no consumo de combustível.
A multinacional destaca que as válvulas termostáticas fora do padrão ou que apresentem problemas de funcionamento podem deixar de realizar a sua função, o que pode causar o superaquecimento do motor, já que, dependendo da avaria da peça, o fluido refrigerante não será resfriado no radiador. Superaquecido, o motor pode “fundir”, ou seja, algumas peças móveis no interior do motor podem atingir uma temperatura tal que, literalmente, fundem-se umas às outras.
O mau funcionamento da peça pode também elevar o consumo de combustível. Isso porque o motor consome mais combustível durante a fase fria e se a válvula permanecer aberta, o motor vai levar um tempo muito maior para atingir a temperatura ideal.
Para facilitar o trabalho dos mecânicos, além de oferecer as válvulas individualmente, cujo sufixo dos códigos das peças é sempre MMVT, a Marelli Cofap oferece também o conjunto válvula termostática, carcaça e sensor, cujo sufixo dos códigos é MMVTK. Recentemente, a marca acrescentou três códigos ao catálogo de válvulas termostáticas:
MMVT902.92C: Válvula termostática para Chevrolet CRUZE 1.8 (2012/2016); SONIC 1.6 (2012/2014) e TRACKER 1.8 (2014/2016).
MMVTK-20002: Conjunto Válvula Termostática (válvula termostática + carcaça + sensor) para Ford COURIER 1.6 Zetec Rocam (1990/2002); ESCORT 1.6 Zetec Rocam (2000/2002); FIESTA 1.0 (2000/2004) e KA 1.0 Zetec Rocam (1999/2009).
MMVTK-20003: Conjunto Válvula Termostática (válvula termostática + carcaça + sensor) para Ford COURIER 1.6 (2002/2007) 8V; ECOSPORT 1.0 (2003/2006) 8V; ECOSPORT 1.6 (2003/2005) 8V; FIESTA 1.0 (2002/2012) 8V e FOCUS 1.6 (2003/2007) 8V.
Boa,a válvula temostastica e de muita importância p os veículos, nacionais e importados. Embora existe um cultura antiga de muitos profissionais de remover, p aumentar o fluxo de agu6 no sistema de arrefecimento, procedimento incorreto que só vai trazer problemas no sistema.
Em carros Peugeot e Citroen com cambio AL4 problemas na válvula termostatica também danificam o cambio. Muitos problemas com esse cambio ocorrem por superaquecimento pois é arrefecido com liquido do motor. Vale uma analise!