Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Lwart Lubrificantes explica o destino do óleo lubrificante usado dos motores

626-LWART-RERREFINO01

O óleo lubrificante é responsável por reduzir o atrito entre peças, e, assim, garantir a vida útil dos componentes de máquinas e motores. Mas, após a sua utilização, ele torna-se um resíduo perigoso, de classe I, que pode causar danos à saúde e ao meio ambiente, se mal administrado. Para evitar esta situação, é necessário que o óleo lubrificante usado ou contaminado seja destinado adequadamente, sendo o rerrefino o único caminho legal para este perigoso resíduo, de acordo com a Resolução CONAMA Nº362/2005. Dessa forma, por meio do rerrefino, o óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) se transforma novamente em óleo mineral básico.

Este processo, realizado por empresas especializadas – as rerrefinadoras –, resgata as propriedades originais do óleo mineral básico, que é uma matéria-prima proveniente do petróleo (um recurso não renovável), usada na fabricação de óleos lubrificantes acabados cumprindo o princípio para a sustentabilidade quando retorna ao mercado, garantindo o reabastecimento do produto.

Para que o óleo usado e/ou contaminado chegue até essas empresas rerrefinadoras, as fontes geradoras do resíduo, que são concessionárias, postos, oficinas mecânicas e indústrias, devem entregar o óleo lubrificante usado recolhido a uma empresa coletora autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

626-LWART-RERREFINO02

A Lwart Lubrificantes realiza esta coleta e o rerrefino do óleo, integrando os dois processos. Com matriz em Lençóis Paulista/SP, que conta com moderna estrutura logística, com 15 centros de coleta, estrategicamente localizados pelo Brasil, uma frota própria com mais de 320 veículos e equipe treinada para o manuseio e transporte.

O sucesso de seu negócio está estritamente ligado à relação de parceria que a empresa mantém com as fontes geradoras do OLUC. Uma de suas principais parceiras é a DPaschoal, rede nacional de lojas de serviços automotivos.

Segundo Thiago Trecenti, diretor da Lwart Lubrificantes “Temos uma relação positiva, pois ao destinar o óleo lubrificante usado para a Lwart Lubrificantes, a DPaschoal cumpre as obrigações exigidas por lei e contribui com a sustentabilidade de uma matéria-prima não renovável, mas muito relevante para diversas atividades econômicas”.

Para Bruno Guilherme Denardi Zanatta, engenheiro ambiental da DPaschoal, “Tanto a Lwart Lubrificantes quanto a DPaschoal contribuem para o desenvolvimento sustentável do País por meio da coleta do óleo lubrificante usado, cumprindo as normas de descarte regidas pela legislação. Nossa parceria já dura 13 anos e ao longo desse período foram coletados mais de 1,3 milhões de litros de óleo lubrificante usado destinados ao rerrefino. Com 40 anos de história, a Lwart Lubrificantes já se projetava à frente de qualquer empresa concorrente, promovendo e disseminando uma cultura de preservação do meio-ambiente”.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php