Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Luk Diesel em Guarulhos/SP conquista Selo Verde IQA

626-iqa-selo-verde
Centro de reciclagem automotiva localizado em Guarulhos (SP), com atendimento exclusivo para o segmento de vans, o Luk Diesel conquistou o Selo Verde IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Com a certificação, a empresa pode adotar série de práticas ambientais em conformidade com leis, resoluções e normas específicas ao assunto, afirma a entidade.

Para receber a certificação ambiental, o estabelecimento passou por uma série de melhorias, iniciada há cerca de 10 meses. “Sempre tivemos forte interesse pela certificação, porque a preservação ambiental é, antes de tudo, uma preocupação nossa”, afirma Evandro Betto, gerente de Marketing, Desenvolvimento e Novos Negócios da Luk Diesel. Entre os investimentos está a contratação de empresa credenciada para a coleta seletiva. “Do processo de descontaminação dos veículos, resíduos como fluidos, gases e sobras de combustível são coletados para a correta destinação. Da desmontagem são encaminhados para reciclagem componentes que estão muito danificados ou que não podem ser reaproveitados, como itens de segurança”, explica Betto.

Outro cuidado foi a contratação de empresa para a locação de panos com o objetivo de evitar a contaminação do esgoto com óleos, solventes e outros derivados. Mais uma escolha ecológica foi o aproveitamento da água gerada pelos aparelhos de ar condicionado para a lavagem do chão, além da aquisição de máquina a vapor de ciclo fechado para lavagem de peças com economia de água.

Segundo o IQA, as mudanças ainda envolveram a infraestrutura do estabelecimento que, além de ganhar sala para treinamentos e reuniões, reestruturou o setor de qualidade, onde todas as peças são submetidas à triagem técnica para a classificação quanto à condição de reaproveitamento, sendo A para peças em perfeitas condições, B para componentes que precisam de pequenos reparos e C para itens de segurança e peças muito danificadas, que são destinadas à reciclagem.

Em seguida, as peças que possuem condições de reuso recebem etiquetas que garantem a procedência, são armazenadas e ficam disponíveis para venda, seja por meio do balcão presencial ou do sistema e-commerce.

Além disso, para melhoria da infraestrutura, foram realizadas diversas aquisições, como piso impermeável, do tipo epóxi, colocado em toda a área de produção para impedir a contaminação do solo, porta paletes para a melhor organização do estoque e tapetes retentores de óleo, além de torneiras de acionamento automático e secadores de ar quente para as mãos.

Ponto importante para o processo de certificação, de acordo com o IQA, ainda foram os trabalhos de conscientização com os 40 funcionários da empresa, realizados por meio de treinamentos com a finalidade de orientar sobre a preservação do meio ambiente, o uso correto e a conservação dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e a implantação do método de organização 5S.

A conquista do Selo Verde IQA, para Rodrigo Pereira dos Santos, proprietário da Luk Diesel, representa o começo das melhorias, que são diariamente notadas pelos clientes. “A cada visita, recebemos um elogio”, comenta Santos. “A expectativa é aumentar a credibilidade para ser o maior, melhor e mais moderno centro de reciclagem automotiva do Brasil”, completa.

Comentário em “Luk Diesel em Guarulhos/SP conquista Selo Verde IQA

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php