Lucas Di Grassi é o melhor brasileiro nas 6 Horas de São Paulo

Nas 6 Horas de São Paulo, prova disputada em Interlagos neste sábado, 15/09, e válida pelo novo Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), o brasileiro Lucas Di Grassi foi o brasileiro melhor colocado na classificação geral, alcançando o 3º lugar pilotando pela equipe Audi. Lucas competiu pela primeira vez com o modelo Audi R18 ultra, movido a diesel, dividindo o volante com os experientes Tom Kristensen e Allan McNish, que completaram o trio.

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O brasileiro também foi o responsável pela volta mais rápida da prova em seu turno de pilotagem e levou o R18 ultra a receber a bandeirada a apenas 13s901 do Audi R18 e-tron quattro (com motor híbrido diesel/elétrico), carro que venceu as 24 Horas de Le Mans de 2012 e que completou a corrida de Interlagos na 2ª posição.

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“Fiz o meu melhor em Interlagos hoje (sábado), e estou satisfeito com o resultado. Consegui cumprir a estratégia definida pela Audi para esta corrida, e fico feliz que tenha dado tudo certo em minha estreia”, declarou Lucas. “O carro híbrido da Audi é mais rápido que o R18 ultra, e chegar a pouco mais de 13 segundos dele é muito gratificante. Numa corrida de seis horas, isto significa chegar bem perto. Consegui tirar vários segundos em relação ao trio do carro n°1 em meu turno de pilotagem, e também reduzi a diferença para os líderes. Também tive que pegar rapidamente o ritmo das ultrapassagens para andar rápido. Por ter sido esta a primeira vez que disputei uma corrida de longa duração, acredito que a experiência tenha sido muito boa”, acrescentou o brasileiro.

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Lucas Di Grassi (ao centro) sobe ao pódio com seus parceiros na corrida, Tom Kristensen (esq.) e Allan McNish (dir.)

Segundo a equipe Audi Sport, Lucas, que hoje é o piloto de testes dos pneus Pirelli para a Formula 1, teve rápida adaptação ao protótipo da Audi. “Os dois (Kristensen e McNish) já venceram diversas vezes as 24 Horas de Le Mans, e por isso conseguir andar no mesmo ritmo deles aqui em Interlagos foi um grande desafio”, declarou Lucas, que sonha em correr em Le Mans, corrida que é considerada a mais importante do automobilismo internacional. “Seria uma experiência fantástica”, resumiu.

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A prova em Interlagos foi a quinta etapa válida pelo campeonato 2012 do WEC e foi vencida pela dupla do carro Toyota TS030 Hybrid, Alexander Wurz e Nicolas Lapierre, quebrando a invencibilidade da Audi na temporada. Na segunda colocação, veio o Audi R18 e-tron quattro pilotado pelo trio Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer. Outro brasileiro, Fernando Rees, chegou em primeiro lugar na categoria LMGTE AM, pilotando um Corvete C6 em parceria com os pilotos Patrick Bornhauser e Julien Canal. Entretanto, o carro foi reprovado na inspeção técnica ao final da prova e a equipe foi desclassificada.

Resultado completo das 6 Horas de São Paulo:

1) LMP1 – Toyota Racing – Wurz/Lapierre (Toyota TS030 Hybrid) – 247 voltas em 6h01m8s356
2) LMP1 – Audi Sport Team Joest – Lotterer/Fässler/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) – a 1m00s778
3) LMP1 – Audi Sport Team Joest – Kristensen/McNish/di Grassi (Audi R18 ultr) – a 1m14s679
4) LMP1 – Rebellion Racing – Prost/Jaani (Lola B12/60) – a 5 voltas
5) LMP1 – Strakka Racing – Leventis/Waltes/Kane (HPD ARX 03a) – a 7 voltas
6) LMP1 – Rebellion Racing – Belicchi/Primat (Lola B12/60) – a 7 voltas
7) LMP2 – Starworks Motorsports – Potolicchio/Dalziel/Sarrazin (HPD ARX 03a) – a 13 voltas
8) LMP2 – Pecom Racing – Perez Companc/Minassian/Kaffer (Oreca 03) – a 16 voltas
9) LMP1 – JRM – Brabham/Chandhok/Dumbreck (HPD ARX 03a) – a 17 voltas
10) LMP2 – Oak Racing – Nicolet/Lahaye/Pla (Morgan) – a 17 voltas
11) LMP2 – Greaves Motorsport – Zugel/Gonzalez/Julian (Zytek Z11SN) – a 18 voltas
12) LMP2 – ADR-Delta – Martin/Charouz/Graves (Oreca 03) – a 19 voltas
13) LMP2 – Lotus – Liuzzi/Rossiter/Weeda (Lola B12/80) – a 19 voltas
14) LMP2 – Signatech Nissan – Panciatici/Ragues/Rusinov (Oreca 03) – a 20 voltas
15) LMP2 – Lotus – Holzer/Schultis/Moro (Lola B12/80) – a 21 voltas
16) LMGTE Pro – AF Corse – Fisichella/Bruni (Ferrari F458 Italia) – a 26 voltas
17) LMGTE Pro – Aston Martin Racing – Mücke/Turner (Aston Martin Vantage V8) – a 27 voltas
18) LMGTE Pro – Team Felbermayr-Proton – Lieb/Lietz (Porsche 911 RSR) – a 27 voltas
19) LMGTE Pro – AF Corse – Bertolini/Beretta (Ferrari F458 Italia) – a 28 voltas
20) LMGTE Am – Larbre Competition – Bornhauser/Canal/Rees (Corvette C6-ZR1) – a 31 voltas
21) LMGTE Am – Team Felbermayr-Proton – Ried/Roda/Ruberti (Porsche 911 RSR) – a 34 voltas
22) LMGTE Am – Larbre Competition – Belloc/Bourret/Gibon (Corvette C6-ZR1) – a 36 voltas
23) LMGTE Am – AF Corse-Waltrip – Longo/Negrão/Bernoldi (Ferrari F458 Italia) – a 37 voltas
24) LMGTE Am – JWA-Avila – Camathias/Polttala/Daniels (Porsche 911 RSR) – a 52 voltas
25) LMP2 – Gulf Racing Middle East – Giroix/Ihara/Deletraz (Lola B12/80) – a 53 voltas

Não completaram:
26) LMP2 – Oak Racing – Baguette/Kraihamer/Brundle (Morgan) – a 83 voltas
27) LMP2 – Signatech Nissan – Mailleux/Lombard/Tresson (Oreca 03) – a 151 voltas
28) LMGTE Am – Krohn Racing – Krhon/Jönsson/Rugolo (Ferrari F458 Italia) – a 246 voltas

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