Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista | Loja do Mecânico e Revista O Mecânico juntas

Fusão entre o maior e-commerce de ferramentas e equipamentos da América Latina e a mídia mais tradicional do ramo de mecânica automobilística promete revolucionar o ensino profissionalizante no setor

 

No mês de julho, a Loja do Mecânico concluiu a aquisição da Infini Mídia, editora da Revista O Mecânico. Agora, a Revista se tornará não só o braço de mídia do mais bem sucedido e-commerce de máquinas e ferramentas do Brasil como, também, vai aplicar seu know-how em formação e informação técnica para liderar o projeto de escolas profissionalizantes de ensino para mecâ­nicos em parceria com a nova rede de unidades físicas da Loja do Mecânico.

Em entrevista, os fundadores da Loja do Mecânico, Márcio Gurgel (CEO) e Thiago Gurgel (CTO), o sócio da eB Capital, fundo de investimentos proprietário da Loja do Mecânico, Renan Pereira Henrique, e o CEO da Infini Mídia, Fábio Antunes de Figueiredo, contam mais sobre a fusão entre as empresas e os planos para o futuro próximo.

 

REVISTA O MECÂNICO: A Loja do Mecânico nasceu vendendo ferramentas para oficinas mecânicas em Franca/SP há pouco mais de 30 anos. Por favor, poderia contar um pouco sobre como a empresa se tornou o que ela é hoje?

MÁRCIO GURGEL, CEO DA LOJA DO MECÂNICO: A gente começou no porta a porta, vendendo ferramentas para oficinas em um porta-malas de carro em 1988. E aí com o nascimento da era da internet já havia bastante fóruns de mecânicos. Nessa época, em meados de 1998, já existia o e-commerce, mas praticamente só vendia eletrodomésticos da linha branca, moda, calçados. Não se via ninguém se movimentando para venda de máquinas e ferramentas. E aí a gente começou com um site tipo um PDF, sem nada de tecnologia, colocando lá fotos do produto e código, com frete único para todo o Brasil. Eu conto que a empresa crescia 100% a cada mês. No primeiro mês, um pedido. No segundo mês, dois pedidos. Terceiro mês, quatro pedidos, e assim foi.

O mecânico em si tinha dificuldade, principalmente nas cidades mais do interior do Nordeste e Minas Gerais, de ter acesso a ferramentas especiais automotivas. A gente acreditou nesse negócio, foi investindo, vendendo equipamentos para pessoas que nós sequer sabíamos quem era, parecia algo mágico. Havia uma necessidade no mercado. Em 2003 começamos a implementar tecnologia nesse site, e aí veio o e-commerce de verdade. Colocamos meios de pagamento como boleto bancário para facilitar para o comprador. Mas era uma dificuldade achar programador. Então o Thiago (Gurgel), ainda muito novo, fez o cursinho de Dreamweaver e foi me ajudar nessa página. E hoje é um sucesso absoluto entre os mecânicos automotivos e outros profissionais, com quase 200 mil pedidos por mês. Somos considerados o primeiro e-commerce de máquinas e ferramentas do Brasil.

 

REVISTA O MECÂNICO: Recentemente, além dos três centros de distribuição (CD) que já possui, a Loja do Mecânico começou a inaugurar lojas físicas. Considerando que a Loja do Mecânico é referência em e-commerce no Brasil, como esse investimento em lojas físicas se encaixa na estratégia de mercado da empresa?

MÁRCIO: A estratégia de loja física é um braço da Loja do Mecânico se estendendo por todo o Brasil. O e-commerce sempre está crescendo significativamente, mas a loja física ainda está longe de acabar. Qual é o cenário natural? Começar na loja física e ir para o e-commerce. Nós fizemos o sentido contrário, e agora estamos indo para as lojas físicas. A ideia é de omnichannel: ficar a cada dia mais próximo do nosso cliente. Com esse sistema, ele pode comprar na internet e retirar na loja, ou chegar na loja e comprar pela internet.

Neste momento, estamos com oito lojas: duas em Franca, duas em Ribeirão Preto, uma em Jundiaí, uma em Praia Grande, uma em Limeira e a primeira fora do Estado de São Paulo, em Belo Horizonte/MG. Em breve, inauguraremos mais duas lojas, uma em Campinas e outra em Sorocaba. Para os próximos anos, a companhia quer abrir lojas por todo o Brasil. A meta é bem arrojada, mas com a experiência de abertura dessas lojas e com o time de expansão, a gente acredita que vai conseguir.

THIAGO GURGEL, CTO DA LOJA DO MECÂNICO: A loja física em si também tem a função de expansão logística. Toda a venda que é feita na região da loja de qualquer canal, é a loja que entrega. Então, em São Paulo capital por exemplo, o prazo de entrega que era de um ou dois dicas caiu para questão de algumas horas. Nas filiais, estamos com uma média de seis a oito horas. Então, o cliente recebe o que comprou no mesmo dia. Então, além de ser expansão de loja, a presença física tem essa questão de logística. E valor de frete também, que é grátis comprando da loja física.

MÁRCIO: A ideia é sempre estar mais próximo ao cliente para fazer aquelas entregas praticamente no mesmo dia. A maioria das lojas tem um mini-centro de distribuição. Se o sistema identifica que o produto comprado pela internet existe em uma loja próxima ao cliente, o pedido vai para a loja e a entrega pode acontecer praticamente em horas.

Falando um pouco sobre os centros de distribuição, o primeiro foi em Franca/SP, mas a gente viu muito lá atrás que precisávamos estar mais próximos do cliente. Só de ficarmos mais próximos de São Paulo aumentamos em 30% as nossas vendas para a região da capital. E com isso a gente entendeu que deveríamos estar em outras partes do Brasil. Nosso segundo CD foi inaugurado em Recife/PE. Outro grande comprador nosso é a Grande Belo Horizonte, então temos um CD em Betim/MG. E com isso estamos à procura de novos locais. Os próximos CDs serão em Goiânia/GO e Porto Alegre/RS.

REVISTA O MECÂNICO: Em julho deste ano, a Loja do Mecânico adquiriu a Infini Mídia, empresa que edita a Revista O Mecânico. Que oportunidades a Loja do Mecânico vislumbra, agora que possui uma empresa de mídia especializada no segmento de manutenção automotiva?

MÁRCIO: Para nós, é uma alegria imensa. Essa parceria tem toda a sinergia com a Loja do Mecânico. É algo que a gente queria criar dentro da empresa, mas com essa parceria, a gente se uniu com profissionais fantásticos do mercado e demos um salto imenso. O nosso público é o público de vocês (Revista O Mecânico). Nós nascemos como “ferramentasautomotivas.com.br” antes de virarmos a Loja do Mecânico.

Eu acho que mais do que vender, nós temos a responsabilidade de valorizar o profissional e levar a ele informação de qualidade e de quem entende do negócio. Temos muito a fazer juntos. É uma parceria que com certeza vai dar bons frutos. E quem ganha é o nosso cliente. O foco agora é mostrar para esse cliente a diferença de comprar em um e-commerce tradicional e comprar em um e-commerce profissional, que tem a cara dele e, que além de ferramentas de qualidade, traz conteúdo de qualidade para ajudá-lo no dia a dia.

THIAGO: A sinergia vai além do conteúdo. A Loja do Mecânico também montou uma área financeira. Então, a gente oferece consórcio para o profissional, financiamento, suporte técnico dos produtos. E eu acho que com a Revista O Mecânico a gente vai trazer mais informações de como utilizar aqueles produtos, como trazer produtividade para ele. A gente sonha em montar um ecossistema, desde gestão, a parte financeira, ensinar e, mais, com O Mecânico, ajudar o profissional a trazer mais clientes, desmistificar essa coisa de que ele não tem uma certificação, não tem uma profissionalização.

A ideia com O Mecânico é montar essa área de educação e deixar o profissional preparado para tecnologias novas, carros eletrificados, e mais. Queremos sair na frente e que ele consiga, com a Loja do Mecânico, facilitar essa trilha de aprendizado. Vamos levar informação de forma itinerante através da nossa carreta, que estreou na Autopar e vai estar lá no 5º Congresso Brasileiro do Mecânico. A ideia é que no futuro, tenha um espaço nas lojas físicas da Loja do Mecânico para treinamentos e eventos. É um ecossistema que ajuda tanto quem quer entrar nesse mercado como quem já está nele.

MÁRCIO: Resumindo, é o omnichannel, oferecendo ferramentas de qualidade, informação e crédito para que ele consiga realizar o sonho de montar seu próprio negócio. A partir do momento em que ele virar cliente da gente, queremos ajudá-lo a crescer como profissional cada dia mais.

 


 

REVISTA O MECÂNICO: O que é a eB Capital e em quais ramos ela atua?

RENAN PEREIRA HENRIQUE, SÓCIO DA eB CAPITAL: A eB Capital é uma gestora de Private Equity, ou seja, que investe em empresas de capital fechado, e que tem como foco aportar recursos em setores alinhados com as macrotendências globais e que apresentam soluções para lacunas estruturais no Brasil, demanda reprimida e forte potencial de crescimento. Nossos investimentos são voltados para lucro e propósito, buscamos setores e empresas que vão ajudar a desenvolver o Brasil, essa é uma premissa da eB.

REVISTA O MECÂNICO: Vocês declaram que investem em “real economy”. O que seria essa definição de economia real, qual seria a linha de investimento da eB Capital?

RENAN: Falamos de investimento em economia real para nos diferenciar de investimentos em ativos puramente financeiros, que são muito recorrentes no mercado financeiro como, por exemplo, investimentos que visam comprar e vender juros e apostar em uma subida ou descida do dólar. No nosso caso, não. Nós aportamos capital em empresas consolidadas no mercado e com grande potencial de crescimento, que estão produzindo e entregando serviços de valor para o consumidor final. Assim, não se trata apenas de um negócio do mercado financeiro com o propósito de intermediar algo.

 

REVISTA O MECÂNICO: Em 2020 a eB Capital comprou a Loja do Mecânico, o maior e-commerce de marcas e ferramentas na América Latina. Quais foram os motivos desse investimento?

RENAN: Quando a eB Capital conheceu a Loja do Mecânico, ela já era uma empresa grande, com seus R$ 800 milhões de faturamento por ano, ou seja, uma empresa com porte considerável, bem inovadora e uma das primeiras do segmento do e-commerce. O primeiro site foi criado no início dos anos 2000 e já era uma empresa bastante pioneira que levava tecnologia para o segmento de máquinas e ferramentas, que estava desassistido. O que nos atraiu? Realizamos investimentos e trazemos gestão em empresas  campeãs em seus setores. Visualizamos um segmento onde ela era líder, superinteressante, um mercado bem grande, com um time de muita qualidade em uma plataforma tecnológica muito interessante. Este foi o nosso racional e análise para investir na companhia, com o propósito de ajudar a alavancar o negócio. Mais do que fazer um aporte, entramos com governança, para trazer mais gente capacitada e preparada para criar uma cultura de resultados. É exatamente o que sabemos fazer aqui na eB Capital.

Desde então, temos ajudado a Loja do Mecânico em gestão, trazendo pessoas importantes para complementar o time, que é quem está liderando as novas ondas de crescimento e o próprio investimento que colocamos na companhia também – utilizado tanto para continuar atualizando as plataformas tecnológicas como para fazer a abertura de lojas. Essa questão de omnicanalidade, ou omnichannel, era algo que ainda estava no papel para a Loja do Mecânico e nós acreditávamos muito que poderíamos ajudar a tornar isso uma realidade.

 

REVISTA O MECÂNICO: O nosso setor automobilístico tem um problema crônico de falta de mão de obra qualificada, não somente nas indústrias como também no setor de serviços de pós-venda (oficinas mecânicas), e a Loja do Mecânico, com a aquisição da Infini Mídia, tem esse objetivo de criar um ecossistema voltado para o profissional, desde a venda da ferramenta até a instrução profissional. Isso se encaixa na visão da eB Capital de investir em economia real para o Brasil?

RENAN: Encaixa-se 100%. Especificamente, falando de como se alinha com a nossa estratégia na Loja do Mecânico, além do que falamos sobre omnichannel, uma das coisas que acreditávamos muito na hora de fazer o investimento é que os varejistas do futuro terão de fazer mais do que somente entregar o produto. Eles terão que entregar os produtos rapidamente, por qualquer canal, em qualquer lugar, mas só isso não será suficiente. Para sobreviver em um ambiente de competição acirrada, os varejistas precisarão agregar cada vez mais serviços para seus clientes. Educação e informação é um serviço crucial. Sempre esteve na nossa estratégia de que a Loja do Mecânico fornecesse educação e capacitação, portanto acreditamos que, para o futuro da companhia, este pilar é crucial.

A Loja do Mecânico precisa desse motor que vai levar conhecimento para o cliente, que terá início com o apoio do O Mecânico. Temos o sonho para, enfim, conseguir que o conteúdo produzido seja levado também para outros tipos de profissionais do segmento. Isso casa com a nossa estratégia, pois existe essa grande lacuna, já que o profissional está lá no seu dia a dia, trabalhando e tem muita dificuldade em se especializar mais, estudar, entender o porquê e como uma máquina nova funciona, como ela vai trazer mais produtividade, como ele vai ganhar mais dinheiro etc. Se, como varejista, temos o objetivo de vender mais, devemos fazer com que o profissional entenda que a venda de um determinado produto é um investimento que trará mais oportunidade para ele.

Queremos com a educação mostrar que, a partir da reforma de sua oficina ou do investimento em um novo equipamento, no final das contas ele vai aumentar sua renda, conseguir pagar aquele investimento necessário e, com isso, produzir o dobro do que produzia anteriormente.

 

REVISTA O MECÂNICO: E qual vai ser o papel da Infini Mídia, editora da Revista O Mecânico, nesse processo?

RENAN: Acreditamos que a Infini poderá extrapolar o segmento em que está focada atualmente, como em mecânica e que poderá gerar conteúdo e educação para outros públicos-alvo em que a Loja do Mecânico atua, como o de construção civil, marcenaria, jardinagem, indústria etc. Esperamos também que a Revista O Mecânico tenha diferentes tipos de conteúdo, desde pílulas de conhecimento, com vídeos de poucos minutos para falar de um equipamento novo, por exemplo, mas que também ofereça cursos mais completos para formar, do zero, profissionais capacitados e aprimorados tecnicamente, pois há uma lacuna de mão de obra muito grande entre todos os profissionais que a gente serve na Loja do Mecânico. Trata-se de uma grande oportunidade em contribuir para a formação desses profissionais e, em contrapartida, a Loja do Mecânico se beneficia em ter mais clientes bem-informados. Além disso, o segmento de mercado como um todo se beneficia desse novo investimento em educação. Trata-se de um ciclo benéfico no qual acreditamos muito.

 


 

REVISTA O MECÂNICO: O que a Revista O Mecânico, enquanto desenvolvedora de conteúdo técnico, vai agregar à estratégia de mercado da Loja do Mecânico?

FÁBIO ANTUNES DE FIGUEIREDO, CEO DA REVISTA O MECÂNICO: Em primeiro lugar, estamos muito felizes em poder fazer parte de um grupo como a Loja do Mecânico. Acompanhamos toda a trajetória da empresa e admiramos o sucesso alcançado pelo Márcio e pelo Thiago. E agora poder fazer parte dessa história é um privilégio e uma grande oportunidade de crescimento mútuo.

Esse tipo de união, como a que aconteceu entre Revista O Mecânico e Loja do Mecânico, já é uma tendência em outros setores, assim como as “fintechs”. A XP comprou a InfoMoney, o BTG Pactual comprou a Revista Exame. Então, no caso da Loja do Mecânico, a estratégia é muito mais do que oferecer o produto: além de dar a ferramenta, eles querem ensinar o profissional a trabalhar. Isso tem total sinergia com a missão da Revista. E nós vamos agregar nosso know-how em mídia e comunicação, além da experiência com capacitação, que acumulamos durante a história da O Mecânico.

Hoje estamos na mecânica automobilística, que é o nosso foco. Mas estamos também prontos para abrir novas editorias e promover ensino e educação para outros profissionais técnicos do Brasil.

REVISTA O MECÂNICO: Com a aquisição pela Loja do Mecânico, o que muda na Revista O Mecânico?

FÁBIO: A Revista O Mecânico não vai mudar a sua essência. Editorialmente, vamos manter tudo como sempre foi: o foco na informação de qualidade, o foco na formação e capacitação dessa mão de obra que, hoje, está se tornando cada dia mais escassa.

A Revista O Mecânico está com o ecossistema pronto. Nós temos hoje o Curso do Mecânico que é a plataforma de capacitação EAD (ensino a distância), o MecânicoPro que presta suporte ao dia a dia do mecânico na oficina, os eventos como o Congresso Brasileiro do Mecânico, que promove um dia de imersão em conteúdo automotivo técnico, entre outras iniciativas.

Mas nós sabemos que é de suma importância essa formação ou capacitação de maneira presencial. Por isso, agora vamos colocar em prática nosso sonho de estruturar uma escola de ensino profissionalizante para mecânicos.

É uma meta antiga que nós temos de levar capacitação e formação presencial para todo o Brasil. A ideia é começar pela mecânica e depois seguir com as outras editorias que a Loja do Mecânico abrange. As unidades das lojas físicas da Loja do Mecânico proporcionarão capilaridade e escalonamento neste projeto, principalmente no nosso setor, no qual o treinamento desta forma faz total diferença

 

REVISTA O MECÂNICO: Desde 2004, você está à frente da Revista e de todas as iniciativas que foram geradas por ela: Projeto Atualizar, canal de vídeos O Mecânico/O Mecâniconline, Expomecânico, e as já mencionadas.

FÁBIO: Assim como desde 2004 nós colocamos diversos projetos na rua, estamos criando novas formas de comunicação com o nosso público. Com a Loja do Mecânico e o fundo de investimento eB Capital, que tem um olhar de investimento inclusive em educação, esse será um caminho que naturalmente nós vamos seguir.

Mas, sem dúvida nenhuma, o que nos deixa muito empolgados é com a possibilidade que vamos ter de, agora, iniciar uma evolução na base de mão de obra qualificada no Brasil. De fato, nós vamos ter recursos para fazer a diferença no nosso país e para as pessoas.

 

Por Fernando Lalli

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php