O lançamento no mercado brasileiro da linha 2008 do sedã Corolla e da station wagon Fielder, com motor 1.8 16V VVT-i Flex, de 136 cv de potência, marca a entrada da Toyota no segmento de automóveis bicombustíveis, além de representar, segundo a montadora, um marco na importância das operações técnicas da Toyota Mercosul perante a matriz no Japão. O presidente da Toyota Mercosul, Shozo Hasebe, afirma que é a primeira vez que a Toyota Motor Corporation desenvolve, em parceria com a engenharia local, uma tecnologia específica para o Brasil.
Segundo a montadora, foram três anos de desenvolvimento para equalizar a performance tanto com a utilização da gasolina como com o álcool. Entre as inovações do motor destacadas pela Toyota está o acréscimo de resina protetora contra corrosão nos pistões, novos anéis de pistão e ajuste do comando de válvula. Outra inovação é a entrada XL-i do Corolla sedã, que agora é equipada com motor 1.8 16V VVT-i Flex, em substituição ao 1.6 16V de 110cv, que continua disponível na versão com transmissão automática do modelo de entrada da linha para atender também os consumidores portadores de deficiência física.