É muito grande a emoção de percorrer trajetos repletos de lama, areia, pedregulho e poeira. Não por acaso os modelos off-roads caíram no gosto do consumidor brasileiro há muito tempo. O que muitos não sabem, segundo a Nino Faróis, é que adiar a limpeza do carro depois de percursos como descrito acima pode acarretar em prejuízo, principalmente com relação as impurezas acumuladas no farol.
De acordo com Lázaro Moraes, gerente de desenvolvimento de produtos da Nino Faróis, a sujeira em excesso pode ocasionar o aumento da temperatura interna e danificar a lâmpada, com possibilidade da perda de luminosidade, ofuscamento e até o surgimento de rachaduras. “O sistema de iluminação tem um papel fundamental na segurança dos veículos e a falta de limpeza adequada pode provocar acidentes”, completa o especialista.
Para prolongar a vida útil dos faróis, é preciso ser cauteloso na hora da lavagem e verificar no manual do condutor os produtos de limpeza indicados. Este procedimento exige extrema atenção devido a maioria das lentes presentes no mercado nacional ser de policarbonato e possuir uma camada de verniz na superfície para o enrijecimento. “É importante ressaltar que a atenção no processo de limpeza é para não danificar o verniz. Assim como é de costume haver o cuidado com a pintura externa do veículo, é necessário também tomar cuidados com a pintura de verniz do farol”, explica Moraes.