Embora a gestão de transporte realizada por veículos elétricos esteja fora do escopo da Light, a empresa tem interesse em se preparar para este novo mercado, já estuda o tema e analisa formas para viabilizar uma linha de veículos elétricos que opere entre a Praça XV e a Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Além de atender as pessoas que utilizam as barcas, a linha de veículos elétricos contribuiria para a preservação dos edifícios históricos do centro do Rio, que sofrem com a poluição urbana provocada principalmente pelos veículos convencionais.
O interesse da Light sobre o tema veículos elétricos também fez com que a empresa oferecesse o seu Centro Cultural no centro do Rio de Janeiro, para a realização do 5° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos, entre 25 e 26 de outubro. Organizado pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) e pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Seminário reunirá especialistas de vários setores para a discussão dos principais aspectos relacionados aos veículos elétricos, sejam a bateria, híbridos e de célula a combustível. Paralelamente ao seminário será realizada uma exposição de tecnologias, produtos e serviços com as novidades dos mercados que envolvem os veículos elétricos.
“Queremos estudar, também, o emprego de motocicletas e carros elétricos, tanto nos novos serviços com para a promoção de seu uso pelo público, considerando que os ganhos ambientais são relevantes para a qualidade de vida. Existe um grande potencial de crescimento e é importante estar a par dos acontecimentos nesta área. Desta forma, o desenvolvimento deste mercado é um incentivo a mais para nós”, explica o presidente da Light, José Luiz Alquéres.
O programa do seminário conta com palestras, painéis, mesa redonda e workshops para o debate sobre a quebra de paradigma que pode ser provocada com a chegada dos veículos elétricos ao mercado, revolucionando os setores automotivo, de transporte, energético e ambiental.
Informações sobre o evento, acesse www.ve.org.br