Dentro da edição 2012 do Salão de Genebra, na Suíça, que começa no próximo dia 8 de março, a Land Rover vai exibir uma versão conceito conversível do Range Rover Evoque. De acordo com a marca inglesa, trata-se do primeiro ensaio de um SUV Premium sem o teto.
A Land Rover explica que o teto do Evoque conversível, quando rebatido, fica alojado em um compartimento logo abaixo da linha de cintura do veículo, próximo ao porta-malas. Visando a segurança dos quatro ocupantes, o conceito é equipado com um sistema retrátil de segurança em casos de capotamento (Roll Over Protection System – ROPS). O conversível ainda possui toda a tecnologia embarcada da linha Evoque, como o sistema Terrain Response, que adéqua todo o carro à condição de piso selecionada (areia, terra, grama/neve, lama e pedras), reconfigurando a aceleração, tração, suspensão e freios.
Outros itens de eletrônica avançada presentes são o sistema de cinco câmeras, que permite uma visão de 360º do veículo, tela touch screen de 8 polegadas com tecnologia Dual View, sistema Park Assist e o sistema de som Meridian de última geração. As rodas de 21 polegadas, maiores do que as usadas no Evoque normal, são outra atração do conceito.
Ainda de acordo com a montadora, apesar da retirada do teto fixo, o peso e a torção da carroceria sofreram mudanças mínimas, enquanto a capacidade off-road, a posição de direção e as linhas laterais elevadas foram mantidas. O salão vai servir para que a montadora meça a aceitação do modelo pelo público, o que pode ser decisivo para que a versão seja produzida em série. “Estamos muito animados em observar a reação do público com este conceito e, assim, avaliar seu real potencial de produção”, afirma John Edwards, diretor global da Land Rover.