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Modelo tem como principal atrativo o pacote de acessórios de série, como trava elétrica e alarme, combinado ao design totalmente diferente do seu antecessor

Carolina Vilanova

 

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Se o nome é o mesmo, as comparações acabam sendo inevitáveis, e a conclusão é que do bom e velho Ka, o novo modelo da Ford, batizado de Novo Ka, só tem mesmo o nome. Na verdade, o que o mercado ganhou foi um novíssimo carro popular, com qualidades e características bem distintas do seu antecessor.

 

Muita gente achou que o Novo Ka ficou mais bonito: “Agora, sim”, foram alguns comentários quando levamos o carro para a rua, mas muitos vão ficar com saudades do antigo modelo.

 

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No trânsito, o Novo Ka chamou atenção, despertou olhares e muitas perguntas entre os potenciais consumidores, além disso, surpreendeu pelo preço, a partir de R$ 25.190,00. Tanto os designs externo e interno quanto o pacote mecânico foram totalmente reprojetados, desde a plataforma. Outro diferencial é a capacidade para cinco passageiros, enquanto o antigo comportava apenas quatro.

 

Como argumento de vendas, a Ford aposta no pacote de acessórios agregado como equipamento de série para todas as versões, como o pára-choque pintado na cor da carroceria, trava elétrica das portas, alarme e abertura do porta-malas por meio de um botão no painel de instrumentos, aliás, um generoso porta-malas para um carro compacto.

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O desenho do Novo Ford Ka está bem diferente, mais moderno e bonito, alem de mais esportivo e até elegante. As linhas são mais dinâmicas e a grade dianteira é integrada ao pára-choque do veículo, remetendo à frente do Fusion. Os faróis e lanternas traseiras também foram refinados, ganharam lentes transparentes em formato geométrico e texturas internas, enquanto as lanternas traseiras simulam LEDs.

 

O interior também mereceu atenção e, mais uma vez, nada parecido com o antecessor, mais espaçoso e confortável, com novos revestimentos e texturas nos bancos e painéis das portas. O quadro de instrumentos é mais moderno e expressivo, com alerta de manutenção preventiva por tempo e quilometragem ao lado do hodômetro.

 

Pacote mecânico

 

O motor do Novo Ka é o mesmo do Fiesta, o RoCam, oferecido nas opções 1.0 e 1.6 litro, com algumas alterações, como filtro de ar com maior área de filtragem, novo sistema de escapamento, novos coxins de câmbio e motor, etc. A taxa de compressão do modelo 1.0 é de 12,8:1 e a do 1.6 é de 12,3:1.

 

Na versão 1.0 l, o Novo Ka desenvolve a potência de 70 cv com gasolina e 73 cv com álcool, ambos a 6.000 rpm, e torque de 88 Nm e 92 Nm, a 4.750 rpm, respectivamente. Já o propulsor 1.6 l entrega potência de 102 cv com gasolina e 110 cv com álcool, sempre a 5.500 rpm, enquanto o torque máximo alcança 147,5 Nm a 2.500 rpm na gasolina e de 155 Nm a 4.250 rpm, com álcool. A transmissão IB5, de cinco marchas, completa o trem de força com engates suaves e precisos. E a suspensão que agora incorpora um quadro auxiliar dianteiro (subframe), garante mais conforto, segurança e dirigibilidade.

 

O Novo Ford Ka é comercializado a partir de fevereiro como modelo 2009 nas cores sólidas branco Ártico, preto Ebony e vermelho Bari e as metálicas prata Geada e azul Iporanga.

Fiat Stilo Dualogic traz câmbio de Fórmula 1

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As marchas podem ser trocadas manualmente de modo seqüencial ou automaticamente sem pedal de embreagem. Borboletas de troca no volante reforçam a esportividade do modelo.

Carolina Vilanova

 

A Fiat Automóveis do Brasil acaba de apresentar mais uma novidade para os motoristas brasileiros: o novo Stilo na versão Dualogic, que vem equipado com um câmbio automatizado preparado para funcionar tanto no modo automático quanto no manual, sem deixar perder as características esportivas na hora da direção, inclusive reforçada com borboletas de troca de marchas no volante, igual aos carros de Fórmula 1.

 

A nova tecnologia em transmissão de marchas, desenvolvida pela Magneti Marelli com o nome de Free Choice, já havia sido apresentada como conceito, mas agora chegou definitivamente ao mercado nacional, produzida pela FTP – Powertrain Technologies, do grupo Fiat, e incorporada ao novo Fiat Stilo Dualogic, um modelo que preza seus atributos de esportividade, segurança e conforto.

 

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Basicamente é o motorista quem escolhe se quer trocar de marchas automaticamente ou manualmente, de maneira seqüencial. Isso é possível devido à alta tecnologia aplicada, que substituiu o comando manual de um câmbio tradicional por uma central eletrônica. Essa central faz a troca das marchas automaticamente e ainda atua na embreagem, dispensando o pedal. Ainda como opcional, as alavancas tipo borboleta para troca de marchas no volante reforça a esportividade do carro.

 

Assim como num cambio automático, o Dualogic só dá a partida se a alavanca de marchas estiver na posição N (Neutro) e com pedal do freio acionado. Então, o motorista escolhe o modo de transmissão que prefere rodar, sendo que pode alterar a posição a qualquer momento, com o carro parado ou andando, com um toque para deslocar a alavanca. O sistema conta ainda com a tecla “S” ao lado da alavanca, que dá ao carro uma performance ainda mais esportiva.

 

Com o auxílio da função “auto down”, no modo manual, a redução de marchas é feita automaticamente de acordo com a rotação mínima. Já a função “kick down”, no modo automático, reduz a marcha quando o motorista pisa fundo no acelerador para ganhar velocidade. O sistema tem proteção do giro do motor, que limita o número de rotações para cada marcha.

 

Motores e versões

 

O design também mudou, a começar pela nova logomarca, combinada com linhas harmoniosas e esportivas. Na dianteira, o pára-choque ganhou novo desenho e grades frontais diferenciadas, com detalhes cromados em algumas versões. A parte traseira traz lanternas com novo formato e nos espelhos retrovisores externos são embutidas as luzes de direção.

 

Por dentro, o Fiat Stilo ficou ainda mais refinado e com recursos tecnológicos de última geração, como entradas USB e iPod para o rádio Connect com viva-voz Bluetooth® integrado e leitor MP3/WMA.

 

O novo Fiat Stilo está disponível nas versões 1.8 Flex, 1.8 Flex Dualogic, 1.8 Flex Sporting, 1.8 Flex Sporting Duallogic e 2.4 Abarth. Os preços da versão Flex começam em R$ 51.270,00, já com câmbio Dualogic tem o valor inicial de R$ 53.760,00.

 

Potência máxima
cv (ABNT)
Torque máximo
kgm (ABNT)
Câmbio
1.8 Flex 112 (gas.)
114 (álc.)
17,8 (gas.)
18,5 (álc.)
Manual
1.8 Flex
Dualogic
112 (gas.)
114 (álc.)
17,8 (gas.)
18,5 (álc.)
Dualogic®
1.8 Flex
Sporting
112 (gas.)
114 (álc.)
17,8 (gas.)
18,5 (álc.)
Manual
1.8 Flex
Sporting
Dualogic
112 (gas.)
114 (álc.)
17,8 (gas.)
18,5 (álc.)
Dualogic®
2.4 20V
Abarth
167 (gas.) 22,8 (gas.) Manual

 

Iveco lança nova versão do Daily

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Ainda em clima de comemoração pelo recorde de vendas de caminhões no Brasil, que alcançou a marca de 119% com 6.352 unidades comercializadas em 2008, a Iveco lança uma nova versão do comercial leve Daily, batizada de 45S14. O modelo é oferecido nas versões chassi-cabine e furgão e é voltado para o segmento de até 4,5 toneladas de PBT.

 

Equipado como o novo motor eletrônico da marca FPT F1C, de 3.0 litros, na versão de 136cv, o novo furgão alcança torque máximo de 31 kgfm, numa ampla faixa de rotação entre 1.400 a 3.100 rpm. A transmissão adotada é a Eaton FSO 2405E, com engates a cabo. De acordo com os executivos da marca, essa combinação motor-câmbio confere ao Daily a dirigibilidade de um automóvel, preservando a economia e otimizando a performance.

 

O Daily 45S14 vem equipado com novas rodas 6,5Jx16H2 e pneus na medida 225/75R16. O rodado é simples, o que traz mais economia para o transportador na hora do pedágio e na manutenção dos pneus. A suspensão foi recalibrada para sua nova capacidade de carga e o diâmetro de giro é de 13.560mm, o que facilitas as manobras. O carro atende a legislação VUC, portanto pode circular em todos os centros urbanos brasileiros.

 

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As linhas aerodinâmicas da carroçaria foram projetadas dentro do conceito de célula de segurança. O interior é moderno o funcional, quase como um automóvel, com mais espaço, maior número de porta-objetos e mais conforto nos bancos. O novo painel de instrumentos eletrônico, com display analógico/digital é atual e facilita a leitura. Como itens de conforto e segurança, o Daily destaca vidros elétricos, travas com alarme anti-furto, retrovisores elétricos, rádio-CD player e piloto automático. O ar-condicionado é opcional em toda a gama. Os preços começam em R$ 76.000,00 na versão básica e chega a R$ 96.600,00.

 

Vectra Elite ganha versão 2.0 Flexpower

 

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A linha Chevrolet Vectra cresceu novamente, agora com o lançamento da versão sedan com preço mais acessível ao bolso, porém com todos os atributos de conforto e segurança que o topo de linha oferece. Trata-se do Vectra Elite 2.0 Flexpower, que vem reforçar a gama dos luxuosos e se posiciona logo abaixo do Vectra Elite 2.4 também bicombustível. O preço inferior o coloca em outra faixa do segmento dos sedans de luxo.

 

A responsabilidade do Elite 2.0 é grande, já que a expectativa da GM é dobrar as vendas da versão Elite, até alcançar a marca das 5 mil unidades por ano. Vale lembrar que em 2007, foram comercializados 30.518 veículos da linha Vectra, uma participação de 17,3% no segmento de sedans médios de luxo.

Em termos de mecânica, o Vectra Elite 2.0 conta com motor Flexpower de 8 válvulas que quando abastecido com gasolina é capaz de entregar a potência máxima de 121 cv a 5.200 rpm, com torque de 18,3 kgfm a 2.600 rpm. Se o carro roda totalmente abastecido com álcool, a potência aumenta para 127,6 cv a 5.200 rpm e o torque para 19,6 kgfm a 2.400 rpm. A taxa de compressão é sempre 11,3:1. A transmissão é automática modelo AF-20, com quatro marchas a frente mais a ré.

 

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Além do visual atraente e moderno, o maior destaque do modelo é o pacote de equipamentos de série que oferece, os mesmos da versão 2.4 top de linha, tanto em itens de conforto quanto de segurança. São eles: Airbags frontais e laterais, computador de bordo, sistema de freios antibloqueante (ABS) com freios traseiros a disco sólido e sistema de distribuição eletrônico de frenagem (EBD), sensor de chuva, rodas de alumínio aro 17, rádio AM/FM com CD e MP3 Player com controles no volante. O navegador GPS também é disponibilizado como acessório de série.

 

O Vectra Elite 2.0 pode ser encontrado na rede de concessionárias da marca com preço sugerido a partir de R$ 76.527,00, nas cores sólidas branco mahler; nas metálicas vermelho chardon, bege hazel, cinza bluet, prata polaris e cinza laurus; e nas perolizadas azul asthenes e preto nothura. A GM dá três anos de garantia nesse modelo.

 

Peugeot 206 SW oferece versão com teto solar

 

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Lançado como uma versão limitada, o Peugeot 206 Moonlight, equipado com teto solar elétrico como item original de fábrica exclusivamente para a carroceria hatchback, passou a ser disponibilizado também na versão Station Wagon do modelo.

 

O novo Peugeot 206 SW Moonlight tem como base a configuração Présence, que vem com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e faróis de neblina. Combinados a esses itens, outros mais esportivos como rodas de liga leve, antena curta traseira, capa dos retrovisores tipo fibra de carbono, frisos laterais, pára-choques diferenciados, maçanetas pintadas na cor da carroceria e nova padronagem de tecido no habitáculo.

 

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O motor é o 1.4 Flex, que tem capacidade de gerar 80 CV a 5.250 rpm (gasolina) e 82 CV a 5.250 rpm (álcool), sendo que o torque máximo é de 12,85 kgmf a 3.250 rpm, com a utilização de qualquer um dos combustíveis. As cores disponíveis são Preto Perla Nera e Cinza Aluminium e o preço é a partir de R$ 48.650.

 

Muita tecnologia no Citroën Grand C4 Picasso

 

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Um novo modelo da Citroen passará a ser importado da França a partir de abril desse ano. Trata-se do Gran C4 Picasso que chega no mercado nacional esbanjando tecnologia e muitos recursos de conforto e segurança, inclusive um dispositivo que ajuda os motoristas na hora de fazer a baliza.

 

O modelo vem equipado com motor 2.0i 16V dotado de sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) e caixa de câmbio automática “auto-active” de comando seqüencial. Entre os acessórios, destacam-se o volante com comandos centrais fixos, o detector de obstáculos dianteiro e traseiro, sete airbags, freio de mão elétrico e automático implantado no painel (que elimina a alavanca de freio de mão), ajuda para partida com veículo em inclinação, entre outros. O preço ainda não foi divulgado.