Compacto topo de linha com carroceria hatch e sedã recebe visual diferenciado das outras versões e mantém motor e câmbio
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em Atibaia (SP), a Toyota reuniu a imprensa especializada, dia 02/08 e lançou o Etios Platinum, versão topo de linha do compacto da marca japonesa.
Com carroceria hatch e sedã, utiliza o propulsor 1.5L 16V Flex, produzido na nova fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP). Construído com bloco e cabeçote de alumínio, tem o comando de válvulas duplo e variável na admissão e escape (Dual VVT-i) da câmara de combustão. Ele entrega 107 cv (E)/102 cv (G) a 5.600 rpm. O torque máximo é de 14,7 kgfm (E)/14,3 kgfm (G) a 4.000 rpm. Comparada a geração anterior, o torque cresceu 11% e a potência foi ampliada em 11 cv.
O sistema Flex não utiliza o reservatório de gasolina para a partida a frio. Foi substituído por bicos injetores com sistema de pré-aquecimento.
Para melhorar a eficiência energética, os comandos do ar-condicionado foram aprimorados, com a introdução de um compressor de software mais avançado. Após um período constante de uso do equipamento, o sistema é desligado por alguns segundos e religa automaticamente, para não roubar a potência do motor, o que auxilia na economia de combustível.
A direção de assistência elétrica progressiva foi recalibrada, além disso, as molas e amortecedores foram recalibrados.
Versão Platinum só com câmbio automático
Diferente das outras versões, por ser topo de linha, só é comercializado com a nova transmissão automática de quatro velocidades e gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas). A tecnologia analisa a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito) e a posição do pedal do acelerador, seleciona e mantém a marcha mais adequada para cada situação de condução.
Sem alterações no trem de força, as condições de reparabilidade e peças de reposição do Etios Platinum são as mesmas das outras versões da linha Etios 2017.
Modelo Platinum com visual diferenciado
A versão Platinum do Etios é identificada pelos novos para-choques, dianteiro e traseiro, com mais vincos. A grade dianteira na cor do carro também foi modificada, e a versão sedã recebeu um aerofólio traseiro.
As rodas da série especial têm design exclusivo, são de liga leve 15” e saias laterais inferiores, nos dois tipos de carroceria. Lanternas traseiras com máscara negra e sensor de estacionamento na cor do carro são outros diferenciais.
Na parte interna, os bancos mesclam couro e material sintético, além do sistema multimídia Toyota Play, com áudio, TV digital, DVD, GPS, câmera de ré e Bluetooth.
Traz ainda, antena externa do tipo short pole, retrovisores externos com indicadores de seta integrados, Toyota Smart Screen, computador de bordo, apoio de braço no assento do motorista e banco traseiro com encosto rebatível.
O Toyota Etios Platinum hatch tem preço sugerido de R$ 62.490. O sedã custa R$ 65.990.
Excelente automóvel, em todos os pontos de vista. Motor e cambio são precisos, em baixa ou alta rotações. Parabéns à TOYOTA.
Trabalho inglório encontrar alguma linha harmoniosa nesse Frankenstein travestido de carro. Coisa medonha…