Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Lançamento: Fusion Hybrid 2017 ganha equipamentos

626-fusion-hybrid-01

Sedã grande da Ford com motor elétrico e a combustão recebe tecnologia semiautônoma e pequenas mudanças visuais

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação


No Rio de Janeiro, a Ford lançou dia 25/10, o sedã grande Fusion Hybrid 2017. Importado do México, o modelo possui um motor a combustão 2.0L (HEV iVCT) de ciclo Atkinson movido a gasolina, com comando independente variável de válvulas. Ele entrega potência de 143 cv a 6.000 rpm e torque e 17,85 kgfm a 4.000 rpm e um motor elétrico, alimentado por bateria de alta tensão. O gerenciamento dos dois propulsores é feito pela transmissão continuamente variável e-CVT, a potência combinada é de 190 cv.

626-fusion-hybrid-00


Bateria autocarregável


A bateria de íons de lítio que alimenta o motor elétrico tem capacidade de 1,4 kWh. É autorrecarregável e não necessita ser alimentada na rede externa de energia.

O sistema de freios regenerativos aproveita a energia das frenagens para recarregar a bateria. Ele atua de forma modulada, simula o freio-motor (marcha reduzida) no primeiro estágio para desacelerar o veículo suavemente. Já nas frenagens bruscas funciona como os freios convencionais, sem regeneração.

Para aumentar a eficiência aerodinâmica, a grade dianteira recebeu controle ativo o novo recurso auxilia na economia de energia. Ela se fecha automaticamente quando não há necessidade de refrigerar o motor para reduzir o arrasto de ar.

626-fusion-hybrid-000

Transmissão e-CVT com seletor

A transmissão e-CVT vem com o novo seletor rotativo E-Shifter, que substitui a alavanca de câmbio tradicional. Ele agrega novas funções, no modo Low, acionado por um botão no console, ajuda a segurar o carro em descidas usando o freio-motor. Mantém a velocidade selecionada pelo motorista e otimiza o carregamento da bateria, atua como uma marcha reduzida.

Há também uma função de segurança. Quando a porta do carro é aberta, o comando da transmissão entra automaticamente no modo de estacionamento (P).

A direção com assistência elétrica sensível à velocidade e o compressor elétrico do ar-condicionado são outros itens que contribuem para a eficiência energética. Com tanque de combustível de 52,7 litros, ele pode ter uma autonomia de até 885,6 km.

626-fusion-hybrid-02

As suspensões são independentes, McPherson na dianteira e Control Link na traseira, desenvolvida e patenteada pela Ford. As calibrações de molas e amortecedores são especificas para a versão Hybrid, assim não compartilham estas peças com os modelos Flex e Ecoboost.

Os freios são a discos nas quatro rodas e sistema eletrônico para o de estacionamento acionado por botão.

626-fusion-hybrid-04

O painel é interativo com “Ecoguide”, um recurso que permite várias interações com o veículo. Composto de duas telas de LCD configuráveis, de 4,2 polegadas, traz informações como nível de carga da bateria, consumo de combustível e autonomia. O Ecoguide sinaliza quando o motorista dirigi de modo mais sustentável, com aceleração suave e sem freadas bruscas, com desenhos de “folhas de eficiência” na tela.

626-fusion-hybrid-05painel

Outra função exclusiva do Fusion Hybrid é o Ecoselect. Acionado por um botão no console, ele prioriza o consumo de combustível e a redução de emissões, o que torna as acelerações mais suaves e otimiza a carga da bateria pelo sistema de frenagem. Quando usado junto com o piloto automático adaptativo ele atua da mesma forma e ativa o EcoCruise.

626-fusion-hybrid-06painel

626-fusion-hybrid-07painel

A interatividade é reforçada pelo modo EV+, um sistema inteligente que reconhece os destinos mais frequentes por meio do GPS integrado ao SYNC 3 e prioriza o uso do motor elétrico e a economia de combustível. Ele necessita de duas a quatro semanas de uso para processar os registros e otimizar as rotas, reconhecer a topografia e velocidade de cada trecho.

Ainda é equipado de série com controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, assistente de frenagem de emergência e assistente de partida em rampas.

626-fusion-hybrid-03

Visual igual das versões EcoBoost e Flex e tecnologias semiautônomas

As principais novidades incorporadas no hibrido são iguais as das versões EcoBoost e Flex, o sistema de alerta de colisão com assistência de frenagem, sistema de detecção de pedestres e piloto automático adaptativo com “stop and go”, faróis full LED, sistema de estacionamento automático de segunda geração, sistema de conectividade SYNC 3 e as lanternas traseiras.

A assistência de frenagem com detecção de pedestres auxilia a prevenir potenciais acidentes. Equipado com radar e câmera, ele detecta veículos e pedestres em velocidades acima de 3,6 km/h e emite um alerta sonoro e visual em caso de risco de acidente. A detecção de pedestres funciona em até 80 km/h.

626-fusion-hybrid-08

Se o motorista não tomar nenhuma ação, o sistema desacelera e pode até parar o veículo automaticamente. No entanto, ele é programado para sempre dar prioridade aos comandos do condutor feitos no pedal do acelerador e no volante.

O piloto automático adaptativo com “stop and go” é um sistema inteligente que monitora o veículo à frente e ajusta a velocidade para manter uma distância segura. Ele utiliza radar e câmera para detectar veículos em movimento e permite a parada total, retornando à velocidade programada quando o trânsito volta a fluir. É uma evolução do controlador de velocidade convencional, trazendo mais conforto e segurança para o motorista.

626-fusion-hybrid-09

O Fusion Hybrid tem preço sugerido de R$ 159.500, a única versão de acabamento é a Titanium. Na cidade de São Paulo é isento do rodizio e paga metade do valor de IPVA.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php