O mais recente modelo Volvo Ocean Race Edition chegará às revendas da Europa em junho de 2008 e marca a largada da regata de volta ao mundo. A expectativa de que sejam comercializadas cerca de nove mil unidades, sendo que os cinco maiores mercados deverão ser Alemanha, Suécia, Finlândia, Grã Bretanha e Japão. Por enquanto não há previsão de importação para o mercado brasileiro.
Os modelos disponíveis são o XC90, XC70 e V70, e a novidade é que além da cor Ocean Blue, os consumidores poderão optar pela Electric Silver. “Esta edição especial é voltada para pessoas com estilo de vida ativo, que gostam de aventura. Estamos convencidos de que a ligação destes carros com o mar irá atraí-los”, disse Lennart Stegland, presidente da divisão de veículos especiais da Volvo Automóveis.
Quando a Volvo organizou a Volvo Ocean Race pela primeira vez na edição de 2001-2002 vendeu 4.500 unidades das edições especiais dos Volvo V70 e XC70. Na regata de 2005-2006 a família Ocean Blue cresceu com a entrada do XC90 e as vendas subiram para 8.600 carros.
A Volvo Ocean Race é uma regata árdua disputada em dez etapas. Os barcos partirão em 4 de outubro de 2008 de Alicante, na Espanha. A chegada está prevista para acontecer em 27 de junho de 2009, em São Petersburgo, na Rússia. Os barcos passarão pelos portos da Cidade do Cabo (África do Sul), Kochi (Índia), Cingapura (cidade-estado), Qingdao (China), Rio de Janeiro (Brasil), Boston (EUA), Galway (Irlanda), Gotemburgo e Estocolmo (Suécia). O evento de 2008-2009 também incluirá regatas locais na maioria dos portos.