Kolbenschmidt KS mostrou montagem de componentes do motor no 6CBM 2023

Empresa apresentou tecnologias em blocos de alumínio, detalhes de pistões e anéis, influência das bronzinas em pressão de óleo, entre outras

Kolbenschmidt KS mostrou montagem de componentes do motor no 6CBM 2023
Foto: Revista O Mecânico

A Kolbenschmidt KS apresentou uma série de conteúdos durante todo o dia, focada nos componentes de motor, suas tecnologias, instruções e dicas de montagem, entre outros diversos assuntos, em que os mecânicos puderem aprimorar seus conhecimentos no sexto Congresso Brasileiro do Mecânico 2023.

Conforme as regras de emissões se tornam cada vez mais restritivas, a indústria automobilística tem que aprimorar cada vez mais os projetos de motores e todo o conjunto que compõe o automóvel. Para isso, é necessário o uso de materiais cada vez mais leves e com melhor controle térmico como o alumínio, construção com menores tolerâncias entre componentes como pistões e anéis, entre outras diversas tecnologias focadas para melhorar a eficiência energética dos propulsores.

Kolbenschmidt KS mostrou montagem de componentes do motor no 6CBM 2023
Guilherme Domingues – Foto: Revista O Mecânico

Devido a essa constante busca pela maior eficiência e enquadramento nas regras de emissões, os motores têm ficado cada vez mais complexos, com procedimentos que antes eram feitos não podendo ser executados em projetos recentes, além de ser necessário seguir os corretos procedimentos dado o maior nível de engenharia empregado no desenvolvimento.

Nesse sentido, a KS ofertou diversas palestras com procedimentos para capacitar os mecânicos presentes no 6CBM 2023, com temas abordando assuntos como os tipos de bloco de alumínio e técnicas de brunimento, inspeção dimensional de pistão e boas práticas na sua montagem com os anéis, verificações dimensionais em bronzinas e sua importância para a vida útil do motor, instalação de bomba d’água e manutenção do sistema de arrefecimento, cuidados para intervenção no sistema de vácuo e de combustível de alta pressão e tipos de danos e falhas em motores atuais.

Kolbenschmidt KS mostrou montagem de componentes do motor no 6CBM 2023
Bruno Clemente – Foto: Revista O Mecânico

Guilherme Domingues, palestrante que é engenheiro de Assistência Técnica no mercado de reposição trabalhando no grupo Rheinmetall, comentou sobre as informações passadas: “nós abordamos novas tecnologias em blocos de alumínio, onde pegamos muitas informações em nossa matriz da Alemanha, ensinando métodos de recondicionamento desses tipos de bloco. Trazemos muitas novidades para o congresso, como a engenharia dos motores downsizing três cilindros, tratamentos utilizados nesses propulsores, normas de emissões e outras novidades”.

Bruno Clemente, engenheiro de Assistência Técnica com seis anos de experiência, trouxe os principais pontos da palestra que ele ministrou: “Fizemos uma palestra sobre bronzinamento, tipos de tratamento, o que é uma bronzina sputter, tecnologias empregas em bronzinas, entre outros. Passamos muitas informações para os mecânicos presentes, para ajudar no dia a dia e mostrar a importância do correto dimensionamento para um motor atual”.

Kolbenschmidt KS mostrou montagem de componentes do motor no 6CBM 2023
Time da KS – Foto: Revista O Mecânico

Sobre a oportunidade de repassar esses conhecimentos no 6CBM, Bruno mencionou: “é uma boa oportunidade de passar informações técnicas sobre novas tecnologias dos motores, sendo importante para o aprimoramento dos presentes”.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php