A Kia está lançando neste mês no Brasil o novo coupé Optima, que tem design arrojado e perfil dinâmico, além de transmitir muita elegância. O motor é o Theta II DOHC 16 válvulas CVVT de 2.4 litros e 4 cilindros em linha. Tem potência máxima de 180 cv a 6.000 rpm e torque de 23,6 kgm a 4.000 rpm. Usa gasolina como combustível. O powertrain recebeu transmissão automática de seis velocidades com opção de troca sequencial.
Diversos itens de série realçam a beleza exterior do carro, como escapamento com dupla saída e ponteiras esportivas, espelhos retrovisores externos com aquecimento, setas em LED e regulagem e rebatimento elétricos, faróis de neblina com lentes de policarbonato, lanternas traseiras e lanternas traseiras de neblina em LED, limpador do para-brisa com acionamento intermitente de frequência variável, rodas de liga leve aro 18’’ com pneus 225/45, vidros verdes com para-brisa laminado e spoiler na tampa traseira.
Por dentro, entre os itens de conforto estão banco do motorista com controles elétricos e memória, ar condicionado digital Dual Zone, revestimento em couro dos bancos, volante e manopla do câmbio, porta-luvas refrigerado, vidros elétricos nas quatro portas, regulagem de altura da direção, parasóis com porta-ticket, iluminação com temporizador, espelho e extensão lateral, computador de bordo com controles no volante e rádio CD/MP3 player com controle no volante, entrada auxiliar USB e cabo para iPod.
O Optima ganhou medidas adicionais para ajudar a minimizar o nível de ruído e vibração. A estrutura foi construída sobre um monobloco utiliza sistemas de suspensão dianteira e traseira independentes. Estruturas MacPherson são usadas na dianteira e um layout multilink na traseira. Ambos são unidos com molas helicoidais e uma barra estabilizadora dianteira para garantir aos motoristas uma condução mais dinâmica e com conforto, independentemente da condição da estrada.
Outro destaque do automóvel é a segurança que conta com air bags frontais, laterais e de cortina, alarme com antifurto, câmera de ré com visor LCD de 3,5’’ no espelho retrovisor interno, espelho eletrocrômico, limitadores de carga e regulagem de altura, controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (TCS), desembaçador do vidro traseiro temporizado e dispositivo de abertura interna do porta-malas em caso de emergência.
Além disso, todas as versões contam com direção com assistência hidráulica progressiva, Eco System, que melhora a operação do sistema de transmissão, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, luz diurna de navegação com LED, piloto automático com controles no volante (Cruise Control), sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de aproximação no parachoque traseiro, sistema auxiliar para partida em aclives (HAC), sistema de assistência em frenagens (BAS), sistema ISOFIX e travamento automático das portas com o veículo em movimento.
No mercado brasileiro, o Kia Optima estará disponível nas cores Prata Brilhante, Branco Neve e Preto Ébano. O modelo será comercializado em duas versões: por R$ 96,9 mil e R$ 105,9 mil. A topo de linha vem com teto solar panorâmico, chave Smart Key e faróis de xenon.