A Kia Motors Corporation apresentou no Salão Internacional do Automóvel de Nova York 2008 (NYIAS) o conceito KOUP, esportivo concebido no Centro de Design da Kia Motors América em Irvine, na Califórnia. O modelo possui teto panorâmico de vidro com dois painéis que se estendem do pára-brisa ao vidro traseiro, similar a uma cabine de jato e luz interna em toda extensão do teto que separa os dois painéis. Inclui detalhes em fibra de carbono no aerofólio dianteiro, nas lentes da lanterna, retrovisores laterais, pára-choques, difusores traseiros nas rodas e em outros itens .
O carro vem com oito alto-falantes, sendo dois grandes na parte traseira conectados a um sistema de som juke box e sistema de navegação com tecnologia Bluetooth e Map On Demand (MOD), que inclui manutenção veicular e outros tipos de assistência. Inclui piloto automático, chave inteligente com ignição ativada por botão e transmissão automática de seis velocidades, além de alavancas de mudança de marcha acoplados à coluna de direção. O modelo incorpora motor 2.0-litro Theta II com turbo compressor, que desenvolve potência de 290 hp, combinado a um sistema de injeção direta de gasolina (GDI) com turbo compressor tipo “twin scroll”, proporcionam um torque de 289 lb-ft entre 2.000 rpm e 4.000 rpm.
A montadora destaca que a injeção direta de combustível no cilindro sob condições de alta pressão por meio do sistema GDI da Kia permite que a carga injetada seja resfriada e que ocorra um melhor processo de combustão, o que garante economia de combustível e menor número de emissões. Entradas de ar na porção inferior da grade permitem um fluxo adicional de ar para a produção de potência extra. Inclui seis airbags e sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) aliado ao Controle Contínuo de Amortecimento (CDC) e pneus 245/40ZR19. O modelo foi construído com a carroceria integrada ao chassi e tração dianteira.